Salvador tem cinco das melhores praias do Brasil, segundo ranking internacional
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador, foi classificada como a segunda melhor praia do Brasil, conforme um relatório divulgado pelo CIFPLAYAS (Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias, em tradução livre). O litoral de Salvador ainda aparece mais quatro vezes, com as praias do Farol de Itapuã (15º), Placaford (20º), do Porto da Barra (23º) e da Ribeira (26º), no âmbito nacional. O Ranking de Melhores Praias integra a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, lançado em 2021 e que visa reverter a degradação dos ecossistemas no mundo.
O CIFPLAYAS analisou 123 praias na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela. A publicação classifica as praias em: urbana, de vilarejo e rural. Considerando as praias de vilarejo, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe ocupa o primeiro lugar no ranking e é descrita como “uma bela praia de areia, com cerca de 500 metros de comprimento, banhada pelas águas mornas da Baía de Todos-os-Santos, delimitada por dois belos promontórios rochosos e cercada por remanescentes da Mata Atlântica”.
A Praia do Forte e da 2ª Praia de Morro de São Paulo, ambas na Bahia, ocupam o 2º e 3º lugar na categoria, respectivamente. No ranking mundial, as praias do Farol de Itapuã, Placaford, do Porto da Barra e da Ribeira, que são classificadas como praias urbanas, ocupam a 36ª, 67ª, 80ª e 90ª posição, respectivamente.
Para Márcio Franco, diretor de turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o trabalho em conjunto entre poder público e sociedade civil corrobora para boa classificação do litoral soteropolitano no ranking. "É um esforço conjunto entre as autoridades locais e a comunidade para preservar e valorizar nossas praias. Investimos em infraestrutura, segurança e na conscientização ambiental, o que resulta em praias mais limpas e seguras para moradores e turistas", afirmou.
Avaliação – Cerca de 46 avaliadores, dentre oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores participaram da pesquisa. Conforme o relatório, a maioria dos rankings encontrados on-line são baseados em opiniões, com critérios subjetivos e sem “uma metodologia científica, analítica ou objetiva para classificar as praias”. O Ranking de Melhores Praias utiliza uma metodologia composta por indicadores que reconhecem as funções e os serviços do ecossistema de uma praia, a "Estrutura de Priorização de Praias", com um esquema de pontuação que permite comparações diretas.
Dividida em quatro domínios, recreação, proteção, conservação e sanitária, essa estrutura oferece uma visão global, com as principais lacunas de gerenciamento e destaca os pontos fortes e fracos de cada praia. Dentre elas estão infraestrutura para diversão e relaxamento, preservação do meio ambiente, biodiversidade e ações de conservação, e a presença e os impactos do lixo e da poluição.
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025