Sistema 'Defesa Civil Alerta' tem demonstração na Bahia neste sábado

Será realizado, neste sábado (14), o evento de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta na região Nordeste, ferramenta para envio de alertas de emergência do governo federal por meio da rede de telefonia celular, a ser acompanhado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil Defesa da Bahia.

Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália serão os municípios que receberão o alerta no estado da Bahia. Para receber o aviso não será necessário que as pessoas realizem cadastro, como acontece na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).

Técnicos do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec) participarão do evento teste, entre 15h e 17h, do próximo sábado. "O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso", explica a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos. 

 

Sistema de Defesa Civil. Foto: Dinaldo dos Santos | Aratu On

Sistema de Defesa Civil. Foto: Dinaldo dos Santos | Aratu On

A técnica acrescentou que "o principal objetivo do sistema é preservar vidas, alertando as famílias, a população de forma geral sobre os riscos iminentes a partir dos dados climáticos gerados pelo Cemadec que terão papel preponderante em alimentar as informações para a emissão dos alertas em Salvador". 

Sistema Defesa Civil Alerta - Definição de critérios

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acentuou a necessidade de que os protocolos, que vão nortear o funcionamento do novo sistema de emissão de alertas, sigam os critérios já definidos em alguns municípios com Defesas Civis já estruturadas a exemplo de Salvador, onde a Codesal/Cemadec orienta suas ações a partir das normas estabelecidas pelo Plano Preventivo de Defesa Civil, formatado, em 2016, pelo IPT.

Ainda segundo ele, "o processo de adoção da nova tecnologia deve prever a cuidadosa preparação dos estados e municípios, sendo fundamental ter plano de contingência nos municípios, nos estados, e capacitar as defesas civis”.

Início da operação

Os alertas são enviados automaticamente para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. A simulação de envio de alertas, neste sábado, incluirá as nove capitais do Nordeste e outros três municípios de cada estado da região, marcando oficialmente o início da operação do sistema.

Os habitantes dessas cidades vão receber o alerta de nível severo (mensagem) e extremo (sonoro).  As mensagens a serem enviadas são : DESCRIÇÃO DO ALERTA: ‘Demonstração do Defesa Civil Alerta’; RECOMENDAÇÕES A POPULAÇÃO: ‘Não é necessária nenhuma ação de autoproteção’; MENSGEM SMS/CELLBROADCAST: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência na BAHIA. Desde 4 de dezembro de 2024, todos os estados das regiões Sul e Sudeste estão aptos a utilizar a tecnologia. 

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025