Rosa Weber pede manifestação de ministro da Educação sobre entrevista

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu hoje (14) prazo de dez dias para que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, se manifeste sobre declarações dadas em uma entrevista à revista Veja. A manifestação do ministro é facultativa. "Ante o exposto, determino a notificação do Ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez, para que responda, querendo, à presente interpelação no prazo de 10 (dez) dias", decidiu a ministra. A solicitação foi motivada por uma interpelação judicial criminal protocolada na Corte pelo advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas. Segundo Rivas, em entrevista publicada pela revista, no dia 6 de fevereiro, Vélez disse que "o brasileiro viajando é um canibal". No entendimento do advogado, o ministro cometeu o crime de calúnia. Na decisão, a ministra explicou que, após a manifestação do ministro, o pedido de explicações será devolvido ao advogado, que poderá ou não oferecer uma queixa-crime posteriormente. "Enfatizo que o ato judicial que analisa a interpelação criminal não emite juízo de valor sobre o conteúdo debatido, uma vez que representa típica providência de contenção cognitiva", afirmou. O Ministério da Educação informou que o ministro ainda não foi notificado. Assim que for, ele responderá.

Outras notícias

SAÚDE

Seminário da Secretaria de Saúde marca lançamento da campanha Novembro Azul em Salvador

06 de Novembro de 2025

SAÚDE

CCZ reforça ações de combate ao Aedes aegypti durante a Semana Nacional de Mobilização

06 de Novembro de 2025

POLÍTICA

Bruno Reis e Jerônimo lançam Plano de Segurança Pública de Salvador

06 de Novembro de 2025

CIDADE

Novembro Salvador Capital Afro: Prefeitura divulga ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional nas secretarias

06 de Novembro de 2025

EDUCAÇÃO

CBN Educa+ debate desafios da alfabetização e projetos de incentivo à leitura em Juazeiro

06 de Novembro de 2025

Na segunda edição do programa, Amanda Garcia recebeu a secretária de Educação Maéve Melo, que destacou iniciativas como o Juá Literária, ao transformar a cidade em um grande festival de livros e aprendizado.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Jojo Todynho rebate convite para luta com MC Bob Anne e dispara: “Cuida da sua vida” 06 de Novembro de 2025

Taís Araújo denuncia autora Manuela Dias durante as gravações de “Vale Tudo” 05 de Novembro de 2025