Especialista afirma que êxodo em Salvador é resultado do avanço da concentração de renda atrelado ao racismo
O índice de migração em Salvador para outras cidades do país apresenta um crescimento preocupante nos últimos anos, que pôde ser visto na discrepância entre os censos populacionais entre 2010 e 2023. A busca por um emprego e condições dignas são os motivos do movimento, contestado pela consultora de diversidade e relações étnicos raciais, Tainara Ferreira, que alega existir um problema consequente da concentração de renda na capital baiana.
“Em uma rápida observação é fácil perceber o quanto de dinheiro há em Salvador, e não é pouco! Enquanto isso, há uma parte significativa do nosso povo que não mede esforços para economizar, pois não tem renda suficiente. E muitos destes, principalmente negros, acabam indo embora de sua terra-natal para São Paulo ou Rio, buscando oportunidades para sobreviverem neste sistema”, enfatizou.
Vale ressaltar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, Salvador ocupa a 8ª posição entre as capitais mais ricas do país, somando um Produto Interno Bruto (PIB) anual de mais de R$62 bilhões.
Tainara ressalta que isso também é um resultado histórico do período escravista, que dominou o país por séculos e sustenta reflexos graves para a população negra. Tendo a ascensão do capital concentrado nas mãos elite formada por brancos - que desde antes já mantinha este poder - o ‘sufocamento’ entre aqueles, oriundos das camadas mais baixas, está se tornando ainda mais evidente.
“Eu vejo muitos dizendo que há prosperidade em outro lugar e não aqui, o que eu discordo. A gente precisa brigar, o nosso movimento precisa agir também nesse ponto, porque não fazendo isso acaba concretizando o plano deste seleto grupo branco. Quem está no conforto, vai ficar ainda mais, e não podemos aceitar”, disse a especialista.
A principal causa para este clima hostil e debandada para outros polos brasileiros é a ausência de letramento racial e conhecimento da causa para se contrapor a isso. De acordo com Tainara Ferreira, Salvador tornou-se palco do neocolonialismo bem sucedido, como forma contínua e moderna do sistema racista e explorador sediado anteriormente, como capital brasileira após a invasão portuguesa.
“O povo preto se conformou com isso, que ao não ver uma alternativa acaba acatando e seguindo com que a aristocracia tanto deseja. Este êxodo é um projeto super rentável e concretiza o que já foi dito na música: ‘o de cima sobe e o de baixo desce’. Mas para quebrar essa corrente cruel é preciso se levantar, se rebelar, lutar em união em prol de um bem comum. Para isso, é preciso nos conscientizarmos”, completou.
Sobre a consultora
Mestranda em Relações Étnicos Raciais, Tainara Ferreira atua há anos em consultoria sobre esta diversidade em nossa estrutura social, com foco no letramento racial - uma forma educativa de elucidar e discutir o assunto em suas diversas vertentes, visando conscientizar a importância da luta contra a discriminação, preconceito e ódio à população negra.
Atualmente ela ministra um curso gratuito sobre letramento, disponível na plataforma EAD Ubuntu, organizado pelo Instituto Cultural Aruanda. As aulas são 100% online e não é necessário nenhum pré-requisito.
Para acompanhá-la, acesse o perfil no Instagram @intelectual_influencer, onde Tainara traz compartilha informações e reflexões em relação ao universo do combate antirrascista, seu processo histórico e sua posição na contemporaneidade.
Outras notícias

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial
11 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
