Programa de Combate a Obesidade Municipal está em fase de elaboração
FOTO: BA25H
As Secretarias de Esporte e Lazer e da saúde estão construindo o projeto "Movimenta Salvador" - uma política Municipal de Combate à Obesidade. O programa de estudos e trabalhos realizados por determinação do prefeito ACM Neto, está sendo construído pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) em conjunto com a da Saúde (SMS). “Quando foi divulgado dados de que mais da metade da população de Salvador, 53,8%, de acordo com dados do Ministério da Saúde, está acima do peso ideal, além de se destacar entre as cinco cidades em consumo de álcool, o prefeito ACM Neto estabeleceu que fosse criado com urgência um programa que trabalhasse desde a obesidade infantil à terceira idade. O prefeito sempre se mostrou preocupado com todas as áreas da cidade e, principalmente, com a saúde, durante toda sua gestão, onde vem realizando uma série de ações e esta foi mais uma medida inteligente e benéfica para todos”, afirmou Geraldo Júnior, gestor da pasta de Esporte e Lazer do Município.
Com o objetivo de promover o emagrecimento da população e prevenção da obesidade infantil visando melhor qualidade de vida e inclusão social, o Movimenta Salvador, vai promover ações convidando toda população a combater a epidemia da obesidade, atuando de forma estratégica no foco, com prevenção na reeducação alimentar, prática contínua de atividade física e estimulando o exercício da espiritualidade no principal núcleo social, que é a família.
Movimenta Salvador - Com o texto em fase de elaboração, o programa que teve o título dado pelo prefeito ACM Neto, ainda pode ser considerado um esqueleto do projeto, e ainda será “envelopado” para apresentação ao prefeito.
Mas vale ressaltar, que tem sido criado com todo cuidado e referências técnicas, tendo a área da Saúde do Município, representada pela dra. Rosa Virgínia, mestra em Nutrição na área de concentração em Alimento, Nutrição e Saúde, que junto com sua equipe deu grandes contribuições institucionais e técnicas. Além de contar com apoio e contribuições do secretário Luiz Carreira e toda sua equipe técnica da Casa Civil, e da Secretaria de Comunicação, que tem a frente, o secretário Paulo Alencar e Mateus Simões. Na área da medicina, o projeto tem recebido a colaboração de nomes como o Dr. Marcelo Bonanza e Dr. Adriano Curvelo.