Reconhecimento de paternidade pode ser feito nas prefeituras-bairro de Salvador sem necessidade de DNA
As Prefeituras -Bairro de Salvador – com exceção da unidade do Centro- realizam o reconhecimento da paternidade consensual, por meio do Projeto Pai Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com a Prefeitura, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos Pré-Processual (Cejusc) dos equipamentos municipais oferece o serviço para crianças, adolescentes e adultos que não possuem registro paterno, com o intuito de reduzir o número de indivíduos sem paternidade reconhecida na capital baiana.
Para fazer a declaração é dispensado o exame de DNA, isso porque o reconhecimento do filho é feito de forma espontânea e pode ser feito tanto pelos pais biológicos, como pelos pais que desenvolvem vínculo socioafetivo com as crianças e desejam fazer o registro para garantir os direitos. Um termo de audiência é lavrado, e servirá como mandado para averbação da paternidade no Cartório de Registro Civil competente.
Segundo divulgou a pasta, o registro traz a dignidade humana e conscientiza o pai para a responsabilidade e participação na vida da criança.
Ainda de acordo com informações divulgadas pela assessoria da Prefeitura, se for necessário o teste, para que o pai tenha a garantia de que o filho é biologicamente dele, a ação não pode ser feita no Cejusc. Neste caso, é realizada toda a orientação e encaminhamento para o Fórum das Famílias.
Atendimento – Para realizar o atendimento nos Cejuscs das Prefeituras-Bairro, é necessário agendamento através dos canais horamarcada.salvador.ba.gov.br, aplicativo Fala Salvador Cidadão ou pelo WhatsApp (71) 98392-3927, com a atendente virtual Jana. Para o reconhecimento de paternidade, os usuários devem levar RG e CPF da genitora, contato ou endereço do suposto genitor.
Outras notícias

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
