Centro de Atendimento à Mulher Irmã Dulcepromove curso de defesa pessoal
As assistidas do Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) participaram, na tarde desta quarta-feira (9), do curso gratuito de defesa pessoal. A formação aconteceu na sede da unidade, localizada no bairro da Ribeira, e faz parte da programação do Agosto Lilás, em alusão ao enfrentamento à violência contra mulher, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres. Infância e Juventude (SPMJ).
Durante o treinamento, as assistidas puderam aprender, de forma teórica e prática, sobre técnicas básicas de autodefesa, como, por exemplo, como se portar diante de uma tentativa de agressão ou violência doméstica. Além disso, as mulheres presentes puderam aprender a identificar situações que possam colocar suas vidas em risco.
“Promover o curso de Defesa Pessoal para essas mulheres tem o intuito, principalmente, de fortalecer a autoestima delas. É importante realizar encontros como esse que promovam a cidadania, para que elas possam entender os seus papéis na sociedade”, disse a coordenadora do Camsid, Adriana Castro.
Ministrante do curso, o professor de artes marciais e coordenador do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, Délio Lima, ressaltou a importância de promover as técnicas para as assistidas. “Diariamente, diversas mulheres são vítimas de feminicídio em nosso país e, desde 2021, quando idealizamos o curso de defesa pessoal, temos escutado depoimentos de mulheres que conseguiram, através da técnica, salvar suas vidas. É muito satisfatório contribuir com essa causa tão importante, que é a luta e a prevenção da violência contra a mulher”, disse.
Participante da formação, a assistida A.S.S.P, falou como as técnicas contribuirão ainda mais no fortalecimento da sua autodefesa. “É importante também termos essa preparação de como proceder em casos de violência. Agressão não é o que desejamos, mas vivemos em um país com grandes índices de violência à mulher, então, a partir do momento em que recebemos essa capacitação, estamos, pelo menos, tentando uma garantia de salvação às nossas vidas”.
Atendimento – O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) realiza o atendimento, acolhimento e presta assistência a mulheres vítimas de gênero, familiar e doméstica. O equipamento funciona sob regime 24h e dispõe de assistência jurídica, psicológica e social. O telefone da unidade é (71) 3611-6581.
Outras notícias
Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador
15 de Dezembro de 2025
Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d
15 de Dezembro de 2025
Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto
12 de Dezembro de 2025
Assembleia Legislativa da Bahia aprova dois novos empréstimos após longa sessão com obstrução da oposição
12 de Dezembro de 2025
Quase 1 milhão de turistas visitam Salvador com receita de R$ 2 bilhões durante Novembro Salvador Capital Afro
12 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025