Secis participa de roda de conversa da ABI sobre mídia, meio ambiente e poder nesta quinta (6)
O titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, irá representar o Município na roda de conversa Mídia, Meio Ambiente e Poder: desafios e perspectivas da cobertura jornalística. A atividade será realizada a partir das 14h desta quinta-feira (6), no auditório da Associação Baiana de Imprensa (ABI), na Rua Guedes de Brito, 1, Centro Histórico de Salvador, e fará parte do lançamento do Clube de Leitura "Odisseia Literária da ABI".
O evento é promovido pela ABI, com o apoio da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. O público também pode levar um livro para doação – o montante será destinado ao projeto Circule um Livro, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf).
As experiências da Prefeitura serão apresentadas no segundo bloco, intitulado “Transparência e Ação: o papel dos órgãos na divulgação de dados”. A mesa abordará a interação do poder público com a mídia e as contribuições da gestão para uma cobertura mais qualificada, combatendo a desinformação. Também estarão presentes o diretor de Fiscalização Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, e as assessorias de comunicação dos órgãos.
"É de suma importância abordar a cobertura jornalística de temas ambientais. A mídia tem um papel fundamental na informação da sociedade e no combate à desinformação. A Prefeitura como um todo, incluindo a Secis, busca trabalhar sempre de maneira transparente, facilitando ao máximo o fornecimento de dados e a interlocução com a mídia e com a população", afirma Euler.
Antes, acontece o bloco sobre “Vivências e Desafios da Pauta”, que contará com a participação da jornalista e pesquisadora em Jornalismo Científico e Tecnológico pela Ufba, Mariana Alcântara; da repórter do jornal Correio e mestranda em Comunicação e Cultura Digital pela Ufba, Carolina Cerqueira, e pela jornalista, professora e coordenadora dos projetos A Tarde Memória e REC A Tarde, Cleidiana Ramos.
A diretora de Comunicação da ABI, Jaciara Santos, defende que a cobertura jornalística de questões ambientais é crucial para manter a população informada, combater fake news e o negacionismo científico. “Além de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de desastres ambientais, a atuação corajosa desses repórteres contribui significativamente para a formação de uma opinião pública consciente e engajada, capaz de cobrar ações efetivas e sustentáveis das autoridades”, argumenta a jornalista.
Ações – A Secis tem elaborado planos, atividades e metas para a promoção de uma cidade cada vez mais sustentável. Nos últimos 11 anos, Salvador tem recebido diversas ações voltadas para a revitalização e expansão de suas áreas naturais, projetos para a redução das emissões de gases de efeito estufa, programas de incentivo à energia solar e à construção de edifícios sustentáveis, além de estratégias para a promoção da mobilidade elétrica.
Este ano, a pasta foi responsável pela inauguração do Hospital Municipal Veterinário, primeiro hospital público veterinário do estado; pelo plantio de mais de 5 mil mudas na cidade; e pela promoção e participação de eventos sobre o meio ambiente, sustentabilidade, resiliência e mudanças climáticas.
O órgão tem incentivado também construções mais sustentáveis em Salvador, por meio de iniciativas como o IPTU Verde e o IPTU Amarelo, que concedem descontos de até 10% no valor do imposto para residências que adotarem práticas sustentáveis nas edificações (no caso do IPTU Verde) e que utilizarem placas fotovoltaicas (no caso do IPTU Amarelo). Além disso, tem contribuído para a geração de emprego e renda em profissões voltadas para a sustentabilidade, por meio da promoção do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e da aceleração de soluções que visam a redução de gases do efeito estufa, contando com parceiros como o Senai.
A Secis tem atuado ainda na promoção da limpeza das praias, com apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb); no incentivo ao cultivo de hortas nas residências, nas escolas e demais instituições públicas; no incentivo à reciclagem, por meio das Casas SO+MA e do consumo de produtos agroecológicos, por meio de Feiras Agroecológicas.
Outras notícias

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
