Projeto leva alunos de escolas municipais de Salvador para conhecer Balé Folclórico

Na tarde da última quinta-feira (6), os corredores do Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, vibraram com a energia contagiante do Balé Folclórico da Bahia, enquanto alunos da Escola Municipal Comunitária da Histart testemunharam uma jornada cultural intensa. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com o grupo cultural, com o intuito de levar conhecimento aos estudantes sobre as raízes culturais da capital baiana.

O grupo foi recepcionado com uma breve apresentação feita pelo diretor do Balé Folclórico, Vavá Botelho, revelando a história, importância e a essência do projeto. Os estudantes foram levados a uma viagem pelos tesouros culturais da Bahia. Desde o fascínio do Pantheon dos Orixás até a energia contagiante da capoeira, cada momento foi uma oportunidade de imersão na riqueza cultural do estado.

"Antes de tudo, me sinto muito honrado porque é uma possibilidade que a gente tem, através do Balé Folclórico da Bahia, de proporcionar uma vivência diferente da maioria dessas crianças e adolescentes que vêm de escolas públicas, onde a grande maioria reside em bairros com a vulnerabilidade social muito grande”, pontuou. O Balé Folclórico da Bahia busca representar o folclore baiano e danças do candomblé, destacando a importância da música e da dança nessas tradições.

O impacto dessa experiência transcende as paredes do teatro. Diana Matos, uma das professoras envolvidas no projeto, destaca a importância de os alunos se conectarem com suas raízes: "Esse projeto abre horizontes, né? Porque muitos dos nossos meninos são da cidade, mas não conhecem a cidade. Então é importante que eles venham, conheçam, entendam as suas raízes, né? Quem são os meus ancestrais? Como essa cidade foi construída? Qual o papel de cada um na manutenção disso tudo?", refletiu.

Para muitos alunos, como Pamela Santos, do 8º ano, essa foi a primeira vez vivenciando uma experiência tão enriquecedora. "Nunca tinha visto uma apresentação como essa, acho muito importante a gente conhecer mais", compartilhou.

Próximos encontros – O projeto segue até o fim deste ano com a visita de mais unidades de ensino. Ainda em junho, no dia 13, será a vez dos alunos da Escola Municipal Leovicia Andrade. Em julho, a Escola Olga Figueiredo de Azevedo e a Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa farão a vista nos dias 11 e 25, respectivamente.

Já em agosto, nos dias 8 e 22, a visita será feita pelos os alunos das escolas municipais Teodoro Sampaio e Luiza Mahim. Em setembro estão previstas as participações da Escola Municipal Sebastião Dias, no dia 12; Elysio Athaíde, no dia 19, e a Escola Municipal de Pituaçu, no dia 17. Por fim, em novembro, será a vez das escolas municipais Arlete Magalhães e Cidade de Jequié nos dias 17 e 24, respectivamente.

Outras notícias

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

SAÚDE

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)

12 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024