Bibliotecas municipais de Salvador promovem cultura e acesso à leitura

Nesta chamada era digital, com acesso a uma vastidão de publicações através da internet, as bibliotecas ainda são uma importante fonte de informação para os cidadãos. Em Salvador, as bibliotecas municipais desempenham o papel como centros de conhecimento e de integração comunitária.

Atualmente, a cidade conta com três principais bibliotecas públicas municipais, gerenciadas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM): Denise Tavares, na Liberdade; Nair Goulart, em Valéria; e Edgard Santos, na Ribeira. As duas primeiras funcionam de segunda a sexta, das 9h às 17h, e a Edgard Santos inicia os trabalhos às 8h.

A gerente de Biblioteca e Promoção de Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, destaca a importância desses espaços para a educação e inclusão social. "A política pública adotada é de ampliar para fora do muro da biblioteca todas as ações socioculturais educativas que abarquem a difusão da literatura, da integração maior da sociedade com os gêneros literários", afirma.

Projetos – Exemplo disso é o Caminho da Leitura, que inclui iniciativas como o Kaê Erê e o Literatura na Praça, que utilizam espaços públicos para promover a leitura e a literatura. O programa, iniciado em 2018, completa cinco anos de criação em 2024 e impactou quase 76 mil leitores até o momento.

"O Kaê Erê é um projeto que trata de tudo que envolve a matriz africana. Trabalha com dois jogos associados à literatura de matriz africana, que são o Mancala e o Yorubá, um é de matemática, um jogo de tabuleiro, e outro é de história. As pessoas da comunidade que participam têm que ler um livro e responder perguntas baseadas nos livros que estudaram, o que é uma forma de incentivo", explica o bibliotecário da Nair Goulart, José Antônio Nascimento.

Já o Literatura na Praça envolve apresentações culturais em praças da cidade, demonstrando o potencial das bibliotecas em integrar a comunidade através da arte e da cultura.

Para Pedro Bruno, um jovem frequentador assíduo da Nair Goulart, de apenas 11 anos, o espaço não só apoia seus estudos como também oferece um ambiente para diversão e interação com amigos. "Ajuda as pessoas que não têm como estudar, que não teriam internet em casa. Eu gosto bastante. Depois da escola, eu venho aqui e faço alguns deveres de casa", relatou.

Reportagem: Iann Jeliel e Lucas Vieira/Secom PMS

Outras notícias

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

SAÚDE

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)

12 de Abril de 2025

POLÍTICA

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial

11 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024