Corais no sul da BA são afetados por branqueamento causado por El Niño
Corais do litoral sul baiano são afetados pelo branqueamento e têm perdido sua cor original por conta do fenômeno climático "El Niño”, que eleva a temperatura do oceano. Na cidade de Porto Seguro, os biólogos monitoram o Parque Marinho do Recife de Fora, um dos mais importantes do país, para compreender melhor a situação.
De acordo com os especialistas, o branqueamento ocorre porque dentro dos corais vivem microalgas, que são fonte de alimento para os animais. Com o aquecimento da água, o ambiente que sofreu alteração se torna estressante e as migroalgas, que dão cor ao coral, acabam saindo de dentro dele.
Os pesquisadores baianos receberam o alerta sobre o branqueamento do Nooa, órgão do governo americano que monitora a temperatura do oceano. Eles preveem um aumento de meio grau acima da média histórica no mar do sul da Bahia, até junho.
Pesquisadores do projeto Coral Vivo monitora o Parque Marinho do Recife de Fora em três pontos. A cada 15 minutos, um sensor registra a temperatura da água e a incidência de luz solar.
Segundo os pesquisadores, as duas espécies que são focos do estudo são importantes para a formação do recife. “Justamente porque são mais galhadas. Elas são verdadeiras engenheiras do ecossistema recifal”, explica a bióloga Débora Pires.
A quantidade de colônias que sofre com o branqueamento preocupa os pesquisadores. O coordenador executivo de pesquisas do Coral Vivo, Emiliano Calderon, diz que já encontraram colônias com 50% de branqueamento. “São eles [corais] que sustentam toda a cadeia alimentar. Se a gente tiver perda significativa de corais, por conta de branqueamento, a gente pode perder toda a diversidade”, afirma.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias

“Estamos diante de um massacre disfarçado de comércio”, denuncia Marcelle Moraes sobre abate de jumentos na Bahia
09 de Julho de 2025

Circuito Furta-Cor promove formação e ocupações artísticas para pessoas LGBTQIAPN+ com foco em pessoas lésbicas
08 de Julho de 2025Durante os meses de julho e agosto, o projeto oferece ciclo de oficinas gratuitas para formação em diversos temas de produções artísticas; o Circuito Furta-Cor ocupa, ainda, diferentes espaços da cena LGBTQIAPN+ no Centro Histórico, apresentando os resultados com mostras culturais

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá; saiba quando
03 de Julho de 2025

MPT-BA investiga explosão de fábrica de fogos com duas mortes
03 de Julho de 2025

Cidades baianas entram em alerta para chuvas intensas; saiba quais
03 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
