Pelourinho Dia e Noite traz pré-Carnaval para o Centro Histórico
Novidade da programação organizada pela FGM é a criação do corredor cultural no Santo Antônio Além do Carmo
A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite vai aquecer o Centro Histórico para o Carnaval com novidades a partir deste fim de semana. Organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a grade de atrações gratuitas contará com uma novidade: a criação do corredor cultural no Santo Antônio Além do Carmo aos sábados e domingos.
Quem inaugura o corredor cultural é o projeto Música nas Esquinas, que traz o tema “À Espera do Carnaval” na Rua Direita do Santo Antônio, sábado (11), às 17h. A animação fica por conta do cortejo musical puxado pelo Clube dos Caretas, grupo de mascarados que relembra a tradição do Carnaval de chão com muita brincadeira e fantasia. Já às 19h, com ponto de concentração na Cantina da Lua, o ijexá do Afoxé Filhos do Congo promete arrastar a multidão pelas ruas, praças e becos do Pelô.
Quem também migra para o Santo Antônio Além do Carmo, desta vez no Largo, é a Programação Infantil. A alegria da criançada estará garantida com o Playgrude no domingo (12), às 16h. O grupo promete fazer uma grande festa, em clima de playground, para crianças de todas as idades. No comando do Playgrude está a cantora e compositora Marcela Bellas, que se apresenta acompanhada de Sulivã Bispo e Ingridy Carvalho. Juntos, os três artistas apertam o play e botam todos para cantar, dançar e brincar, principalmente no “momento karaokê” - quando as crianças passam a comandar e fazer o show.
De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a programação no Santo Antônio atende a um pedido da própria comunidade. “A inciativa vai aproveitar a requalificação feita recentemente pela Prefeitura no local, além de seguir as características culturais marcantes da região”, complementa.
Concerto nas Igrejas - No Pelô, o Concerto nas Igrejas conta com o chorinho do Grupo Patuscada, às 11h, na Igreja do Rosário dos Pretos. Formado em 2014, o grupo apresenta repertório formado por choros com arranjos diferenciados a partir das influências de ritmos variados. O resultado é uma abordagem contemporânea ao gênero musical instrumental brasileiro. O Patuscada é formado pelos músicos Elisa Goritzki (flauta), Dudu Reis (cavaquinho), Daniel Velloso (violão 7 cordas), Gel Barbosa (sanfona) e Reinaldo Boaventura (pandeiro e percussão).
Outras notícias

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
