Funcionários do Banco do Nordeste encerram greve na Bahia
Os funcionários do Banco do Nordeste decidiram, em assembleia realizada na quarta-feira (28), encerrar a greve que durou 23 dias no estado. Os trabalhadores da instituição financeira foram os únicos entre os bancários que decidiram manter a greve, mesmo após a categoria ter decidido encerrar a paralisação na segunda-feira (26). Os funcionários retornam ao trabalho nesta quinta-feira (29).
Em nota, o Sindicato dos Bancários da Bahia, afirmou que a proposta recebida pelo banco ainda é insuficiente e não abrange reivindicações como contratações e revisão do Plano Carreira e Remuneração (PCR).
O sindicato diz que o banco teria enviado um comunicado aos gerentes para informar que as faltas a partir da última terça-feira (27) serão consideradas ausências não abonadas. Por conta da medida, a entidade protocolou uma recomendação no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Fim da paralisação
Após 21 dias de paralisação, trabalhadores de bancos públicos e privados na Bahia decidiram encerrar a greve no estado na segunda-feira (26). Apenas o Banco do Nordeste rejeitou a proposta apresentada pelos empresários e manteve a paralisação. As agências foram reabertas na terça-feira (27).
O diretor do sindicato do Banco do Nordeste na Bahia (BNB), Geraldo Galindo, informou aoG1 na segunda (26) os trabalhadores seguiram a mesma decisão dos bancários do Ceará, estado que concentra a maior base da instituição financeira do BNB no país. "Temos questões peculiares históricas relacionadas a plano de saúde, plano de previdência e plano de cargos e remunerações", resume.
G1/Bahia