Igreja do Senhor do Bonfim abrirá durante o Carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO

Depois de muito tempo, a Igreja do Senhor do Bonfim abrirá as portas durante o Carnaval. Além dela, outros templos católicos decidiram funcionar normalmente para receber baianos e turistas.

No período de festas, o horário de funcionamento da basílica será de segunda a quinta-feira das 6h30 às 19h30; sexta das 5h30 às 19h30; sábado das 6h30 às 19h30 e domingo das 5h30 às 19h30. As missas ocorrerão em diversos horários ao longo do dia.

Abrir as portas da igreja durante a folia não é a única ação que a administração da Igreja do Senhor do Bonfim tem feito para atrair mais turistas no Verão. Desde outubro, o horário de funcionamento da basílica aumentou em uma hora, fechando às 19h30, ao invés do tradicional horário de 18h30.

“É a chamada alta estação. O comércio, tudo funciona de modo que possa atender à população, de acordo com a demanda, a procura. A igreja também tem que atender e corresponder o seu público da mesma maneira”, conta o padre Edson. 

Mesmo ocorrendo neste período de festas, as missas realizadas não terão uma temática especial. Mas o padre garante: “vamos rezar para que o carnaval de todos seja ótimo”.

Outras igrejas
As únicas igrejas católicas que estarão fechadas no período de festa são as que ficam nos circuitos do Carnaval (Dodô, Osmar e Batatinha). Entre as que estarão fechadas, está a Catedral Basílica de Salvador, que foi reformada no fim do ano passado, numa obra que custou cerca de R$ 17 milhões. O local só será reaberto na quarta-feira de cinzas (6), para a realização da missa que celebra o início da quaresma, com a presença do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. 

O Carnaval é celebrado sempre 40 dias antes da Páscoa, desde o século XI. Este período é chamado pela igreja católica de "quaresma" e exige que os fiéis façam um sacrifício e fiquem 40 dias sem comer carne vermelha.

Do sagrado ao profano
Apesar de nem de longe parecer uma festa religiosa, o Carnaval começou como uma celebração católica. Os cristãos se reuniam nos dias anteriores ao início da quaresma para se divertir e aproveitar os momentos antes do jejum. Entretanto, com o passar dos anos e com o rumo que a celebração levou, nem a igreja considera mais este feriado como religioso.

Para ele, embora os festejos carnavalescos possam desvirtuar o sagrado, é possível curtir a folia sem ferir os princípios católicos.

“Desvirtua quando usa das pessoas para explorar o sexo, a sexualidade precoce, a falta de respeito à dignidade humana, quando as pessoas se vendem. Mas tem muita beleza também no Carnaval, como, por exemplo, a alegria da família”, defende.

Outras notícias

ENTRETENIMENTO

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Guarda Municipal poderá reforçar proteção ambiental nas áreas costeiras de Salvador

31 de Julho de 2025

SAÚDE

Parto de quadrigêmeos emociona equipe da Maternidade José Maria de Magalhães, em Salvador

29 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024