27 mil baianos ficam na malha fina do IR; saiba o que fazer neste caso
O Leão atacou 27.364 contribuintes baianos. Foram pessoas que apresentaram irregularidades em suas declarações de Imposto de Renda (IRPF) e estão na malha fina. A informação é da Receita Federal (RF), que liberou ontem a consulta ao sétimo lote de restituições do IRPF de 2015.
O último lote contempla 115.337 contribuintes da Bahia, totalizando o pagamento de mais de R$ 153 milhões. No país, das 27.239.930 declarações feitas, 2,3% (617.695) ficaram retidas na malha fina neste ano.
Não ter a restituição liberada neste último lote nem nos seis anteriores é sinônimo de malha fina. Apesar de temida pelos brasileiros, a mordida do Leão não precisa ser motivo de pânico. Se alguma informação estiver incorreta, basta fazer uma declaração retificadora. No caso de informações corretas, é possível contestar e marcar uma antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências.
Acesso
Para saber se há inconsistências na declaração e se caiu na malha fina, é necessário acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2015, disponível no portal e-CAC (cav.receita.fazenda.gov.br) da Receita Federal (ver passo a passo), verificar o que houve e tomar providências o quanto antes.
“Caso tenha sido detectada alguma divergência, o Fisco já aponta ao contribuinte o item e orienta em como fazer a correção”, explica o diretor da consultoria contábil Confirp, Welinton Mota.
Depois de descobrir quais foram as inconsistências encontradas pela Receita, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, desse modo, sair da malha fina. “A retificadora só é necessária se a pessoa verificar que houve erro”, afirma a auditora fiscal da Receita Heliane Segal Aguiar.
Segundo ela, a retificadora deve ser feita no mesmo modelo utilizado na declaração a ser retificada, não sendo permitida a troca de modelo - ou seja, se foi na simplificada, deve ser feita novamente na simplificada. “Baixe a última versão dos dois programas e importe os dados que já tiver preenchido”.
A nova declaração substitui o documento originalmente apresentado. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, o contribuinte será incluído nos lotes residuais, que serão pagos a partir de janeiro.
Mesmo que o prazo para retificar seja de cinco anos, a pessoa só tem garantia de fazer espontaneamente até 31 de dezembro. Depois, ela pode receber uma intimação a qualquer momento e, se for verificado algum erro, poderá receber penalidades”, diz a auditora. Se houver imposto a pagar, a multa é de 20% do total a pagar. Mas se houver fiscalização, a Receita entende que houve sonegação e a multa sobe para 150%.
Caso o contribuinte constate que não há erro, ele tem duas opções: aguardar a intimação da Receita ou agendar pela internet data e local para apresentar os documentos comprobatórios, antecipando a análise de sua declaração pelo Fisco.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias

Tainara Ferreira participa do Prêmio Sim à Igualdade Racial e celebra reconhecimento de iniciativas antirracistas
08 de Maio de 2025

Samuel Jr. e Damares Alves promovem evento gratuito em Salvador contra o abuso sexual infantil
08 de Maio de 2025De acordo com os parlamentares, o encontro na capital baiana é o pontapé inicial para um projeto que deve ocorrer em todo o Brasil

Cardeal da Silva: Forró do Seu Antônio reúne atrações nacionais para o esquente do período junino no Litoral Norte da Ba
07 de Maio de 2025Evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho

Leo Prates lança newsletter mensal com balanço de ações do mandato federal
06 de Maio de 2025

Fiação de poste pega fogo, destrói carro e deixa moradores de Sete de Abril sem energia
06 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
