Soteropolitanas: Filhas de Salvador mostram a importância da mulher na construção do Brasil

Um retrato do olhar de mulheres negras sobre a Salvador Mulher. Essa é a principal abordagem do filme “Soteropolitanas”, um registro documental e poético de 25 minutos que apresenta, através de depoimentos, poemas, imagens e música, a importância da mulher na construção de Salvador, berço do Brasil.

 

Realização da Lima Comunicação em uma coprodução da Papa Jaca Filmes e Têm Dendê ProduçõesSoteropolitanas é um filme baseado em um poema escrito pelas mãos de várias mulheres de Salvador, especialmente de mulheres pretas, que estão escrevendo sobre ontem, o hoje e o amanhã que está sendo construído por elas e por muitas outras mulheres.

 

“Esse filme fala sobre a ideia dessa Salvador Mulher, que pariu tantos talentos e abriga tantos outros. Uma Salvador Mulher que atua e luta para a construção dessa sociedade igualitária e humanitária, sobretudo nesse mês, que é o Julho das Pretas. São temáticas importantes que nos atravessam e reverenciam nossa própria ancestralidade, fala sobre ser mulher nessa sociedade, ser uma mulher preta e a diversidade de existências dessas mulheres. Trata de como nós, mulheres, somos parte da criação e do desenvolvimento dessa de Salvador”, explica Keyti Souza, Produtora Executiva da obra.

 

A produção é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e faz parte das comemorações pelo 25 de julho, evidenciando, nesta data, as potências das soteropolitanas. “O filme conta com oito protagonistas com diferentes idades e trajetórias dentro dessa cidade e, em meio a representações diversas, faz um chamado para falar sobre o ontem e mostrar como essas mulheres chegaram em Salvador e como chegaram nesse atual momento da história. A partir dessas referências, um poema gera uma reflexão sobre o ponto de vista ao fazer uma saudação às mulheres ancestrais que dão força para as mulheres contemporâneas falarem das suas lutas”, completa a diretora Vânia Lima.

“Salvador é a grande matriarca negra brasileira. Do ventre fértil da Roma Negra é gerada a negritude em toda a sua riqueza e diversidade cultural. Soteropolitanas é uma justa homenagem às várias mulheres negras de Salvador”, define o Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis.

Soteropolitanas terá exibição nos Espaços Boca de Brasa e Casa do Benin, geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) apoiadores do projeto e ficará disponível nas redes sociais da FGM e do Grupo Têm Dendê.

Confira a programação:

Soteropolitanas – exibições:

– 27/07 QUA, 18h – Casa do Benin (Pelourinho)

– 28/07 QUI, 19h – Espaço Boca de Brasa Cajazeiras

– 29/07 SEX, 15h – Espaço Boca de Brasa Céu de Valéria

– 29/07 SEX, 19h – Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360

Outras notícias

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza Novembro Azul e conta com alta adesão de pacientes

29 de Novembro de 2024

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024