Dia Nacional do Livro Infantil: escolas municipais destacam importância do fomento à leitura

A contação de histórias e o incentivo ao hábito de ler estão entre as atividades de fomento à leitura, entre crianças e adolescentes, desenvolvidas ao longo do ano letivo, nas escolas da rede pública de Salvador. Na próxima terça-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil, os alunos vão celebrar mais uma vez a estreita relação com a literatura, iniciada desde cedo em sala de aula, através de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Smed)

Os projetos “Portas que Falam” e “Sala de Leitura” fazem a diferença no processo educacional dos 422 alunos, que vão do Grupo IV ao 5º ano, da Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho. A pequena Melissa Cerqueira, de 6 anos, é exemplo disso. Nesta quinta-feira (13), durante a contação de história, aproveitou para revelar o seu conto infantil predileto. “Eu gosto da (personagem) Chapeuzinho Vermelho. Ela levou doces gostosos na cestinha para vovozinha e quando chegou lá o lobo mau, abriu a porta vestido com a roupa e chapéu da vozinha”, conta a pequena, mostrando intimidade com a história.

Ambas iniciativas têm o propósito de estreitar a relação das crianças com os livros. O projeto “Portas que Falam” se utiliza das portas da escola para contar trechos de histórias infantis. A porta branca recebe recortes de livros velhos, papeis coloridos e desenhos da meninada, passando a guardar memória literária ilustrada e estimulando o imaginário da criançada cotidianamente. Já o “Sala de Leitura” reserva um espaço da escola, onde a prática é desenvolvida, estimulando a leitura e oralidade dos estudantes.

A coordenadora da escola, Patrícia Moura, destaca que os projetos institucionais de leitura fazem muita diferença no processo de aprendizagem das crianças, principalmente na primeira infância. “O contato com o livro físico e o hábito de ler são estimulados, diariamente, nas unidades de ensino. A leitura ajuda a compreender os gêneros textuais”, explica, acrescentando que a escola estimula ainda que as crianças levem livros para casa, durante os finais de semana.

Prazer de ler - De acordo com Carla Grimaldi de Araújo, especialista em Língua Portuguesa e formadora de professores da Secretaria de Educação (Smed), o livro deve ser lembrado o ano inteiro e não apenas na data alusiva. “Só o cheirinho do livro já é gostoso. Mas vale lembrar que não apenas devemos estimular aquela leitura de decifrar códigos, apenas isso não é suficiente. É preciso despertar nas nossas crianças e jovens a técnica de analisar o que está sendo lido”, frisa.

Na opinião da educadora, manter o contato com livros e estimular a leitura é um dos grandes desafios dos professores em sala de aula. “É uma tarefa árdua e diária. Temos competido com os livros virtuais. Temos que criar o interesse pelo prazer de ler para estudar, para se informar e até mesmo como atividade lúdica. Quando estimulamos a prática na escola, fica tudo mais fácil quando vão estudar”, avalia a professora.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024