Gestores municipais recebem capacitação para combate ao racismo e LGBTfobia
A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu, na última quarta-feira (17), um encontro para mostrar as estratégias de qualificação dos programas de Combate ao Racismo (PCRI) e de Combate à LGBTfobia Institucional aos gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). As apresentações foram conduzidas pela secretária da Semur, Ivete Sacramento, que salientou a importância desses encontros para eliminar o racismo institucional e promover o respeito em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal.
“A Secretaria da Reparação tem se empenhado muito para incluir a população negra nos serviços da cidade. Precisamos afirmar, através de resultados, que Salvador é sim uma cidade negra. Acredito que as políticas públicas de reparação e de ações afirmativas auxiliam nesse processo e essas políticas primeiramente precisam começar a valer dentro da nossa própria casa, que no caso é a gestão municipal”, declarou Ivete Sacramento.
A titular da Semur ainda fez uma avaliação da importância dessa estratégia. “Cada vez que passamos por uma secretaria e apresentamos os nossos programas, estamos dando oportunidade aos gestores e servidores de enxergar o mundo de uma perspectiva diferente e correta, pregando o respeito às diferenças acima de tudo”.
Conscientização – Também foi destacada a necessidade de efetivar ações em prol da equidade de gênero ou de sexualidade e sobre o respeito às pessoas LGBT+. “Infelizmente a nossa sociedade carrega uma cultura de LGBTfobia estrutural, onde as pessoas são discriminadas e preteridas de participar de determinadas atividades por terem uma sexualidade minoritária, então o nosso principal objetivo é combater esse preconceito. O Programa de Combate à LGBTfobia Institucional busca conscientizar todos os que trabalham na Prefeitura Municipal de Salvador sobre a importância de evitar e erradicar práticas de preconceito por orientação sexual, identidade e expressão de gênero, dentro e fora das instituições”, concluiu.
De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, as orientações vão auxiliar os servidores a entender qual a melhor forma de se comportar e atuar dentro da Semdec, frente às diversidades e particularidades de cada pessoa. “Vamos conseguir melhorar a nossa maneira de atuação, principalmente em uma secretaria como a nossa, que possui uma linha de atendimento direto ao público. Nós precisamos entender e executar essas práticas, respeitando as diferenças de cada indivíduo e fazendo com que ele se sinta acolhido e respeitado dentro da estrutura municipal”, contou.
Os próximos encontros acontecem nos dias 23, na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); dia 24, na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz); e 2 de setembro, na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
