Mr. Catra emagrece e ganha apetite sexual. Especialistas explicam os motivos
Olhar-se no espelho e sentir-se em paz com o seu corpo não só levanta a autoestima como pode ajudar na performance sexual. O funkeiro Mr. Catra, de 48 anos, que o diga. Em dois meses e meio, ele perdeu 25kg. Tudo isso, com dieta, tratamento acompanhado por uma médica ortomolecular e exercícios físicos. Satisfeito com a nova silhueta, ele conta que os quilos a menos o fizeram ter mais disposição na hora do sexo.
Além disso, aumentou o apite sexual: “Hoje, eu quero seis vezes ao dia”, disse. Exageros à parte, a verdade é que perder peso pode ser um aliado na busca do prazer sexual.
— Tem que haver um equilíbrio entre corpo e emocional. Se a pessoa está se sentindo mais bonita e leve, estimula a ocitocina, a serotonina (hormônios do prazer). É como se fosse um afrodisíaco. Se já gosta de sexo, sentindo-se bem, então, melhora a qualidade da vida sexual — afirma o sexólogo Amaury Mendes Júnior.
Enquanto a briga contra a balança não é vencida, quem está acima do peso ou é obeso pode ter dificuldades na hora da relação, como problemas de ereção.
— No caso do homem, a testosterona fica mais baixa que o normal, o que pode diminuir o desejo sexual e a ereção. Há ainda outros fatores que contribuem para o problema da ereção, como o aumento das taxas de colesterol, o sedentarismo, a hipertensão — diz Eduardo Bertero, do Departamento de Sexualidade Humana da Sociedade Brasileira de Urologia.
Além das questões fisiológicas, há os desafios físicos. Com um corpo mais pesado, a performance sexual pode ficar comprometida.
— Quando a pessoa vai interagir com o parceiro, na hora do jogo amoroso, não consegue. O sexo fica inadequado e insatisfatório — afirma o urologista.
O sexólogo Amaury enumera ainda sinais no corpo que se pode sentir por não estar na melhor forma: o aumento dos lipídios pode deixar a pessoa cansada mais rapidamente e as articulações podem “travar” na hora “H”.
Parceria pelo resgate da autoestima
Em seu consultório, o sexólogo Amaury Mendes Júnior conta que já atendeu casais em que a atração acabou por conta do sobrepeso de um deles. Nesse caso, ele indica, o melhor é ser honesto, mas com carinho e respeito.
— Quando se gosta da pessoa, vai querer ver o outro bem. Em uma relação saudável, um ajuda o outro. Inclusive dizendo coisas não agradáveis. Mas com cuidado. Falar que engordou pode machucar, pode ter uma repercussão muito grande. E aí, a libido vai embora. Temos que melhorar a autoestima, cuidar de nós, do corpo — conclui.
Para o sexólogo, o ideal é que se descubra a causa do aumento de peso para, assim, poder enfrentá-lo. São inúmeras possibilidades, como uma predisposição, questão emocional ou até outra doença que leve a engordar.
Por outro lado, estar fora dos padrões de beleza de mulheres muito magras e de homens com músculos super definidos não quer dizer que o sexo não seja bom. Sentir-se seguro na relação e ter atração pelo outro é a medida certa, dizem especialistas.
Outras notícias

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates
14 de Maio de 2025

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados
13 de Maio de 2025

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados
13 de Maio de 2025

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’
12 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
