Mr. Catra emagrece e ganha apetite sexual. Especialistas explicam os motivos
Olhar-se no espelho e sentir-se em paz com o seu corpo não só levanta a autoestima como pode ajudar na performance sexual. O funkeiro Mr. Catra, de 48 anos, que o diga. Em dois meses e meio, ele perdeu 25kg. Tudo isso, com dieta, tratamento acompanhado por uma médica ortomolecular e exercícios físicos. Satisfeito com a nova silhueta, ele conta que os quilos a menos o fizeram ter mais disposição na hora do sexo.
Além disso, aumentou o apite sexual: “Hoje, eu quero seis vezes ao dia”, disse. Exageros à parte, a verdade é que perder peso pode ser um aliado na busca do prazer sexual.
— Tem que haver um equilíbrio entre corpo e emocional. Se a pessoa está se sentindo mais bonita e leve, estimula a ocitocina, a serotonina (hormônios do prazer). É como se fosse um afrodisíaco. Se já gosta de sexo, sentindo-se bem, então, melhora a qualidade da vida sexual — afirma o sexólogo Amaury Mendes Júnior.
Enquanto a briga contra a balança não é vencida, quem está acima do peso ou é obeso pode ter dificuldades na hora da relação, como problemas de ereção.
— No caso do homem, a testosterona fica mais baixa que o normal, o que pode diminuir o desejo sexual e a ereção. Há ainda outros fatores que contribuem para o problema da ereção, como o aumento das taxas de colesterol, o sedentarismo, a hipertensão — diz Eduardo Bertero, do Departamento de Sexualidade Humana da Sociedade Brasileira de Urologia.
Além das questões fisiológicas, há os desafios físicos. Com um corpo mais pesado, a performance sexual pode ficar comprometida.
— Quando a pessoa vai interagir com o parceiro, na hora do jogo amoroso, não consegue. O sexo fica inadequado e insatisfatório — afirma o urologista.
O sexólogo Amaury enumera ainda sinais no corpo que se pode sentir por não estar na melhor forma: o aumento dos lipídios pode deixar a pessoa cansada mais rapidamente e as articulações podem “travar” na hora “H”.
Parceria pelo resgate da autoestima
Em seu consultório, o sexólogo Amaury Mendes Júnior conta que já atendeu casais em que a atração acabou por conta do sobrepeso de um deles. Nesse caso, ele indica, o melhor é ser honesto, mas com carinho e respeito.
— Quando se gosta da pessoa, vai querer ver o outro bem. Em uma relação saudável, um ajuda o outro. Inclusive dizendo coisas não agradáveis. Mas com cuidado. Falar que engordou pode machucar, pode ter uma repercussão muito grande. E aí, a libido vai embora. Temos que melhorar a autoestima, cuidar de nós, do corpo — conclui.
Para o sexólogo, o ideal é que se descubra a causa do aumento de peso para, assim, poder enfrentá-lo. São inúmeras possibilidades, como uma predisposição, questão emocional ou até outra doença que leve a engordar.
Por outro lado, estar fora dos padrões de beleza de mulheres muito magras e de homens com músculos super definidos não quer dizer que o sexo não seja bom. Sentir-se seguro na relação e ter atração pelo outro é a medida certa, dizem especialistas.