Iraque declara fim da guerra contra o Estado Islâmico
FOTO: DIVULGAÇÃO
O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al Abadi, anunciou neste sábado (9), que o país está “totalmente livre” do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou a TV iraquiana “Rudaw”.
“As nossas forças conseguiram o controle total das fronteiras com a Síria”, garantiu Abdadi em um pronunciamento em Bagdá. “A vitória foi conquistada graças à unidade de todos os iraquianos na luta contra um inimigo que não pensava que veríamos neste dia”, acrescentou.
O grupo terrorista EI ocupou uma grande parte do Iraque em 2014, inclusive a segunda maior cidade do país. Em 2017, depois de uma ofensiva militar em grande escala, Mosul foi libertada. Logo depois, foram concluídas as operações militares em outras regiões dos terroristas no país.
Na última quinta-feira (7), as forças armadas da Rússia já haviam anunciado sobre a derrota completa dos terroristas na Síria. Estima-se que os danos causados à economia iraquiana em mais de três anos de ocupação são mais de US$ 100 bilhões. (ANSA)
Outras notícias

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão
23 de Maio de 2025

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador
23 de Maio de 2025

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais
23 de Maio de 2025

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças
23 de Maio de 2025

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
