Degradação e superlotação inviabilizam Case Salvador

                                                                                                                                                                  FOTO: A TARDE

A rede velha rasgada, mas ainda presa às traves enferrujadas da quadra de futsal, é a primeira dica do que virá, quando alguém entra no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Salvador buscando informações sobre o estado físico da unidade, localizada no bairro Tancredo Neves-Beiru, periferia da capital baiana.

Dali em diante, a degradação do imóvel, construído há 38 anos, fica ainda mais visível, seja pelos cantos das paredes mofados, pelas estruturas de metal enferrujadas ou simplesmente pelo clima inóspito que habita o ambiente - apesar do esforço de funcionários em manter a hospitalidade.

Privados da liberdade por terem cometido algum ato infracional, os 323 adolescentes ou adultos de até 21 anos que cumprem medida socioeducativa no local - com capacidade para apenas 150 internos -  nem imaginam que na próxima sexta-feira vence o prazo determinado pela Justiça para que a unidade seja desativada pelo governo estadual e os internos transferidos.

A decisão judicial, tomada ainda na primeira instância, aconteceu no última dia 26 de novembro, em resposta a uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Execuções de Medidas Socioeducativas do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

À época, o juiz que analisou a ação definiu que a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) - órgão ligado à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) - teria prazo de 90 dias para cumprir a decisão.

Hoje, porém, as perspectivas são desanimadoras. A Fundac prevê que a reforma da atual Case Salvador e a construção de uma nova unidade, na Estrada do Cia, só seja finalizada daqui a dois anos, com apoio financeiro do governo federal.

Depois de prontas, as unidades terão especialidades definidas. A Case Salvador só receberá internos provisórios - aqueles que aguardam sentença -, enquanto a nova unidade abrigará os jovens já sentenciados.

Segundo o gerente da unidade do Beiru, João Ferreira, as obras no local acontecerão sem a desativação do espaço. Ele afirma que a transferência de internos só será feita em último caso, se houver necessidade. No entanto, algumas partes do edifício terão que ser implodidas e erguidas novamente.

Denúncia

Quando a equipe de reportagem de A TARDE visitou o local, na tarde da última quinta-feira, nem a preparação de uma festa para os internos, que ocorreria no dia seguinte, tornou o local mais agradável.

Os problemas estruturais permaneciam flagrantes e a superlotação era comprovada pelos braços que acenavam insistentes entre as grades das janelas do segundo andar do imóvel.

O acesso da reportagem aos 13 alojamentos da unidade foi impedido, pois, segundo João Ferreira, só poderia acontecer mediante decisão judicial favorável.

O objetivo da visita era verificar se situações flagradas em fotos enviadas ao jornal - como circulação de ratos, pombos e permanência de sujeira nos ambientes - eram verdadeiras.

Nos locais onde o acesso da reportagem foi permitido - como escolas, padaria, entre outros -, a situação era de degradação física, mas nada além disso. A Fundac argumenta que as fotos recebidas por A TARDE são de 2014, um ano antes da atual diretora-geral, Regina Afonso, assumir o comando.

De acordo com o gerente da unidade, desde a posse, já foram regularizados os serviços de coleta de lixo, capinagem, desratização, além do controle de pragas e pombos. "Todas as possíveis tocas de roedores foram fechadas e, agora, a separação do lixo é feita pelos próprios internos, que possuem responsabilidade pela limpeza", afirmou o gestor.

FONTE: A TARDE

Outras notícias

CIDADE

MEC divulga cronograma do Enem 2025; veja calendário de provas

09 de Maio de 2025

POLÍTICA

STF vai analisar decisão da Câmara de suspender ação penal contra Ramagem

09 de Maio de 2025

POLÍTICA

”Queremos uma definição ainda este ano”, declara Leo Prates em audiência pública para regulamentar motoristas por aplica

09 de Maio de 2025

ECONOMIA

Desconto indevido: INSS vai devolver R$ 292 milhões para aposentados entre maio e junho

09 de Maio de 2025

ESPORTE

Piscina Olímpica e o Estádio de Pituaçu sediam Meeting Paralímpico 2025

09 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024