Prefeitura de Salvador estuda liberar trânsito na região do Farol da Barra
O trecho da Avenida Oceânica, no bairro da Barra, atualmente restrita a pedestres, ciclistas e automóveis de moradores autorizados, deve ser aberto pela prefeitura de Salvador em horários específicos. A medida foi reivindicada por entidades da localidade, como a Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMABARRA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em encontro com o prefeito ACM Neto (DEM), o chefe da Transalvador, Fabrízzio Muller e a secretária de Ordem Pública, Rosema Maluf.
Existe estudo de implantação, pela Transalvador, para liberar o local da 0h da segunda-feira até às 18h da sexta-feira, com limite de velocidade de 30km, em sentido único do Farol ao Barracenter, com proibição de circulação de coletivos. Do Barracenter até a Rua Airosa Galvão haveria sentido duplo.
Além da mobilidade, foi solicitada também a implantação de quiosques específicos para baianas de acarajé e vendedores de água de coco. De acordo com a secretária de Ordem Pública, Rosema Maluf, já existe o estudo para a implantação. “O prefeito designou que a Fundação Mario Leal Ferreira articule com a secretaria de Manutenção todo o orçamento para poder realizar essa instalação”, disse ao Bocão News.
Outro ponto, foi a colocação de banheiros químicos no modelo instalado no Campo Grande, de alumínio e antivandalismo. Rosema acredita que até o Carnaval devem ser instaladas quatro unidades: duas no Porto da Barra e duas próximos ao elevatório da Embasa.
“Estamos no processo de licitação para poder instalá-los. A ação faz parte do projeto da prefeitura de instalar novos banheiros em praias e praças estratégicas e assim nos livrarmos desses banheiros atuais que não condizem com a realidade da nova orla”, disse.
As reivindicações também foram intermediadas, segundo informações, pelo mandato do vereador Geraldo Júnior (SD).