Prefeitura disponibiliza 208 linhas de ônibus; recomendação é chegar cedo
De ônibus, de táxi, de carro ou a pé. Quem pretende curtir o Réveillon de Salvador 2017 tem todas essas opções para chegar à Arena Daniela Mercury, palco dos shows na Praça Cayru, no Comércio, a partir de quarta-feira (28), com um esquema de trânsito e transporte especial para a festa.
Para começar, as 208 linhas de ônibus que vão em direção ao Comércio serão reforçadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Ao todo, a frota terá 1,2 mil ônibus, com a possibilidade de contar com outros 90 veículos extras (frota reguladora), que estarão nas estações de transbordo, se houver demanda.
Das 208 linhas, 56 terão horários prolongados até as 4h30 da manhã do dia seguinte, de quarta (28) a sexta-feira (30). No sábado (31), o atendimento será prolongado até as 5h do domingo (1º), em 52 linhas. “Estamos reforçando o transporte público para diminuir as queixas da população e vamos estar com uma estrutura pronta para garantir que haja ônibus, sobretudo na madrugada, quando as pessoas estiverem voltando para casa”, afirmou o prefeito ACM Neto, durante entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (26), no Palácio Tomé de Souza.
Os ônibus terão três pontos de parada especiais para a festa: um na Praça Municipal (parte alta do Elevador Lacerda); outro na Avenida Contorno (próximo ao posto de gasolina) e um na Avenida Estados Unidos (perto dos Correios). Os pontos de táxi também ficarão nesses três locais e, segundo a prefeitura, vão funcionar das 18h às 4h do dia seguinte à festa.
Com o próprio carro
Para quem quiser chegar até a Cayru no próprio carro, serão disponibilizadas 1.262 vagas Zona Azul para estacionamento: no espaço fechado da Praça Castro Alves, na Avenida da França (da Rua Estado de Israel até a Rua da Argentina) e áreas transversais (exceto Rua da Polônia e Praça da Inglaterra), na Avenida Estados Unidos, na Avenida Contorno (entre o acesso à Rua Banco dos Ingleses e o semáforo do Solar Unhão), na Avenida Sete de Setembro (até a Praça Castro Alves), na Rua Carlos Gomes, Rua Chile, Ladeira da Praça e Ladeira do Gabriel.
Na Barra, o estacionamento terá 190 vagas nas Ruas Marquês de Caravelas e na Afonso Celso. Nos dois casos, a Zona Azul terá tarifa única de R$ 20. Mas carros não devem chegar próximos aos locais dos shows. Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, 59 barreiras serão instaladas tanto na região do Comércio quanto na Barra, restringindo o acesso de veículos, desde as 16h de cada dia de show. “Nesse período, só entrarão veículos de emergência”, afirmou. No domingo, dia do Pôr do Som, de Daniela Mercury, a interdição começará às 14h.
Chegue cedo e com segurança
Seja qual for sua a escolha, a recomendação da prefeitura é que as pessoas cheguem cedo. Com shows previstos para começar às 18h, a orientação é devido à necessidade de revista, conduzida pela Polícia Militar, antes do acesso ao espaço da festa. “Estamos fazendo esse apelo, porque a revista é feita em cada pessoa na praça. Então, para evitar filas quilométricas, o ideal é chegar cedo”, destacou o prefeito ACM Neto.
A segurança da festa será feita pela Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal. De acordo com o diretor de segurança urbana e prevenção à violência, responsável pela Guarda Municipal, Maurício Lima, 450 homens e mulheres atuarão na festa. O grupo vem passando por uma preparação específica há cerca de 40 dias.
“Foram conversas explicando como deve ser conduzida a operação e os limites de conduta e reuniões com os grupamentos e os líderes das patrulhas. É para a Corregedoria fazer esse papel informativo prévio antes da punição, caso aconteça algum excesso”.
Ainda segundo Lima, a Corregedoria da Guarda Municipal acompanhará a ação na festa. A Guarda terá uma base operacional pela primeira vez, atrás do Mercado Modelo, além de postos de observação elevados. O efetivo ainda vai auxiliar operações de fiscalização da Secretarias Municipais de Urbanismo (Sucom) e de Ordem Pública (Semop) e no controle e segurança no acesso ao Elevador Lacerda.
O Elevador Lacerda, inclusive, funcionará 24 horas até o domingo (1º) – até acabarem os shows. O equipamento só será fechado às 0h30 da segunda-feira (2). A exceção é justamente na noite da virada: por questões se segurança, ele será interditado meia hora antes da queima de fogos e só volta a funcionar meia hora após os fogos acabarem. Durante o horário dos shows – das 18h às 6h – o acesso ao ascensor será gratuito.
FONTE: IBAHIA