Ibama/BA apreende peixe oriundo do Pará, pescado em período de defeso

Equipe de fiscalização do Ibama Supes/BA, em parceria com o Grupamento Especial de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Salvador – GEPA, apreendeu 380 kg de peixe da espécie pargo (Lutjanus purpureus) que estava sendo comercializado em boxe da região do Mercado do Peixe, em Salvador-Ba.

O peixe oriundo do Estado do Pará foi pescado e comercializado em período de defeso da espécie, conforme Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 08, de 08 de junho de 2012, que proíbe a pesca do pargo em águas jurisdicionais brasileiras e em alto mar, durante o período de 15 de dezembro a 30 de abril, anualmente.

O pargo é uma espécie caracterizada como de grande importância comercial no Norte e Nordeste, entretanto por sofrer exploração excessiva seu estoque está comprometido. Para favorecer a sua conservação, atualmente a espécie encontra-se com status de “vulnerável” segundo a Portaria MMA 445, de 17 de dezembro de 2014.

O estabelecimento comercial foi multado em R$ 8.600,00 por comercializar a espécie pargo (Lutjanus purpureus) proveniente da pesca proibida em período de defeso. Os 380 quilos encontrados no boxe, eram comercializados como sendo da espécie “vermelho”. Como o pescado possuía características que muito se assemelhavam ao pargo foi solicitado apoio para confirmação da identificação da espécie por especialistas da Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Alagoas – Laboratório de Ictiologia e Conservação - LIC, que emitiram laudo de confirmação taxonômica do material apreendido como sendo o Lutjanus purpureus (Poey, 1875), conhecido popularmente como pargo.

Todo o pescado apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Salvador. Este, por sua vez, destinou de imediato o pescado a quatro instituições filantrópicas cadastradas (APAE, LBV, Santa Casa BA e Organização de Auxílio Fraterno).

Fonte: Direc-BA

Outras notícias

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Vestibular da Uesb: Consulta aos locais de prova já está disponível

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Dia Nacional da Baiana de Acarajé é celebrado com programação especial e lançamento de selo comemorativo

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval

26 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá Filhas de Gandhy, Cortejo Afro e Gerônimo

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024