Prefeitura de Salvador auxilia no acompanhamento psicológico de vítimas do naufrágio na ilha
Um grupo operacional montado pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador conjuntamente com a Associação Psiquiátrica da Bahia e voluntários, para garantir o suporte psicológico aos sobreviventes e pessoas que perderam familiares no naufrágio do barco Cavalo Marinho I, ocorrido na Baía de Todos os Santos na última semana, realizarão nesta quarta-feira (30), a partir das 9 horas, uma visita à ilha para auxiliar na organização de uma rede de gestão do cuidado.
As equipes multidisciplinares habilitadas em socorro ao trauma psíquico compostas por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros especializados nesse perfil de atendimento, auxiliarão os serviços de saúde locais no acompanhamento gratuito dos indivíduos envolvidos no acidente.
"A maioria das pessoas envolvidas nessa tragédia são moradores da ilha e devido a limitação geográfica que também corresponde ao local da tragédia, acordamos em auxiliar a estruturação de uma rede de cuidado a todas as vítimas, tanto às fragilizadas pelo luto causado pela perda de entes queridos quanto aos sobreviventes, também no território, evitando que os mesmos possam adoecer pós o evento traumáticos", explicou o médico psiquiatra, Ivan Araújo.
Desde a última sexta-feira (25), a Prefeitura de Salvador iniciou o acompanhamento psicológico das vítimas no Pronto Atendimento Psiquiátrico dos Barris (localizado em anexo ao 5º Centro de Saúde). As consultas acontecem nas segundas, quartas e sextas das 8:30 às 12 horas. Para o atendimento, os interessados deverão portar apenas o cartão SUS e um documento de identificação com foto.