Marcell Moraes critica demora do Inema para determinar instalação de medidores para controle de água em Correntina

FOTO/REPRODUÇÃO
Após a manifestação de moradores de Correntina - cidade da região oeste da Bahia – que invadiram a sede da fazenda Igarashi para reclamar do uso indiscriminado de poços artesianos de alta vazão para grandes produções do agronegócio, fato que tem acelerado o processo de assoreamento dos rios e mananciais da localidade, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) determinou que as empresas têm até 60 dias para instalar hidrômetros para medir a vazão consumida em todos os pontos de capitação da Bacia do Rio Arrojado.
Para o ambientalista e militante, o deputado estadual Marcell Moraes (PV), a morosidade do Inema no controle e fiscalização dos recursos hídricos explorados pelas empresas do agronegócio na região já causam impactos ambientais irreparáveis. “Não é de agora que estamos chamando a atenção para a exploração abusiva dos recursos hídricos que vem ameaçado a extinção do ecossistema fluvial na região. Venho me pronunciando incansavelmente na Assembleia Legislativa da Bahia, sobre esse descaso, e cobrando da senhora Márcia Teles, diretora do INEMA, uma solução urgente. Não precisava esperar todo esse tempo, polêmica e danos ambientais para obrigar a instalação dos medidores. Espero que a partir de agora o órgão dê a importância devida que a situação demanda”, declarou o parlamentar.
A falta de critério para concessão das outorgas e a retirada desenfreada de água para irrigação no lençol freático profundo que banha a região tem gerado a seca dos rios Correntina, Arrojado, Santos Antônio, Guará e do Meio, importantes dispositivos para o turismo e preservação do bioma de uma das maiores regiões com mata nativa do cerrado brasileiro.
Em reportagem veiculada pelo jornal Correio neste final de semana, representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia alegaram que os produtores utilizam tecnologia avançada para o uso consciente do recurso hídrico e diminuir impactos ambientais. No entanto, os mesmos não apresentaram dados consistentes que comprovassem as informações apresentadas.
Outras notícias
Câmara aprova projeto que autoriza entrada de animais de estimação em hospitais de Salvador
17 de Dezembro de 2025
Bares e restaurantes estão com menu especial para o Natal no Centro Histórico de Salvador; confira
17 de Dezembro de 2025
Dezembro Laranja: profissionais do 16º Centro de Saúde alertam sobre câncer de pele
17 de Dezembro de 2025
Pesquisa Quaest aponta Lula com vantagem de 46% contra 36% de Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno de 2026
17 de Dezembro de 2025
Operação da Polícia Civil aprofunda investigação sobre lavagem de dinheiro no setor de combustíveis na Bahia
17 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
SBT troca especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de Chaves 17 de Dezembro de 2025