CCZ intensifica ações de combate à leptospirose no verão
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está ampliando no período de janeiro à março, quando ocorre o carnaval e outras festas populares, uma série de atividades de prevenção e controle da infestação de roedores nos principais pontos de circulação pública de Salvador.
A expectativa é realizar atividades em toda a extensão de praias, além de feiras, Mercados Municipais, parques, praças e orlas pesqueira e suburbana. “A ideia é agir de maneira preventiva buscando reduzir o número de infestações, principalmente nos distritos do subúrbio erroviário, Cabula/Beiru, Liberdade e Itapuã. Essas localidades concentraram o maior número de casos confirmados no ano passado” afirma a Diretora de Vigilância e Saúde, Geruza Morais.
A ação vai utilizar raticidas, cujas aplicações são realizadas em intervalos de 10 a 15 dias, totalizando três rodadas de tratamento, ou até que seja comprovada a limpeza do local.
Cerca de 75 servidores entre agentes de combate as endemias, biólogos e veterinários do CCZ realizarão o diagnóstico ambiental a fim de identificar situações que propiciam a presença de roedores.
Casos – De janeiro a dezembro de 2017, foram confirmados 41 casos da doença em Salvador.
Programação –
04 e 05/01/2018 – Barra (Forte e Farol), Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jardim de Alá, Armação, Boca do Rio, Pituaçu, Patamares, Jaquaribe, Piatã, Plakafor, Itapuã, Stella Mares, Flamengo.
08/01/2018 – Monte Serrat, Ribeira, Boa Viagem, Bonfim e Largo do Bonfim
09/01/2018 – Pelourinho
10/01/2018 – Largo Rio Vermelho, Largo da Mariquita, Largo da Amaralina, Praça Nossa S. da Luz, Praça Ana Lucia Magalhães, Lagoa de Abaete.
12/01/2018 – Campo Grande, Passeio Público, Praça Forte São Pedro