Marcell Moraes cobra esclarecimentos sobre situação de macacos capturados com suspeita de febre amarela
FOTO: REPRODUÇÃO
O deputado estadual Marcell Moraes (PV), ambientalista e ativista da causa animal, diante das notícias sobre a confirmação de novos casos de febre amarela no país, chamou atenção para a segurança dos macacos. Segundo o parlamentar, matar esses animais é, além da ignorância, crime ambiental e prometeu acionar os órgãos de saúde.
“Tive informações de que alguns macacos estavam sendo mortos pela população por receio de que transmitam a febre amarela. Por isso é importante frisar que a doença é transmitida pelo mosquito, esses animais também são vítimas, e que a melhor prevenção é a vacinação. Pedirei das secretarias de saúde do Estado que reforcem as campanhas educativas nesse sentido, bem como solicito informações sobre o que está sendo feito com os macacos resgatados doentes, com suspeitas da doença; que cuidados esses animais estão recebendo”, afirmou o verde.
Em Salvador, apenas neste ano de 2018, o Centro de Controle de Zoonoses já capturou 12 macacos nos bairros de Pau da Lima (4), Vila Canária, Dom Avelar, Saboeiro, Itapuã, Rio Vermelho, Periperi e Pituba. Desse total, 11 animais encontravam-se mortos e outro estava aparentemente doente.
Amostras laboratoriais foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado para verificar as causas das mortes.
Na Bahia, segundo o Ministério da Saúde, de 1º de julho de 2017 a 8 de janeiro deste ano foram notificados 11 casos da doença - seis foram descartados e cinco permanecem em investigação.
A doença
A febre amarela voltou a chamar a atenção no início deste ano, depois que casos em macacos e humanos foram registrados no país. O retorno da doença ocorre meses após seu maior surto no Brasil, no primeiro semestre de 2017.
A doença é transmitida por mosquitos infectados como o já conhecido Aedes aegypti (o mesmo da dengue e da chikungunya).
Outras notícias

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão
23 de Maio de 2025

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador
23 de Maio de 2025

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais
23 de Maio de 2025

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças
23 de Maio de 2025

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
