Cirurgiões realizam atendimento às vítimas de traumas faciais nos circuitos da folia
Para garantir o atendimento imediato de vítimas de traumas faciais durante o Carnaval de Salvador, cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais atuarão de forma ininterrupta, a partir das 18h desta quinta-feira (08) até a quarta-feira de Cinzas (14), nos circuitos oficiais da festa.
Três pontos terão atuação fixa dos profissionais: Montanha, Piedade e Sabino Silva. Além disso, duas equipes móveis farão a cobertura dos circuitos. Os procedimentos são realizados de forma ágil no próprio circuito da folia, o que contribui para reduzir em até 90% os riscos de deformações faciais irreversíveis nos pacientes.
"A atenção prestada no momento do trauma é muito importante. Além de diminuir os riscos para o paciente, reduz também os custos do Sistema Único de Saúde com hospitalização, uma vez que na maioria dos casos não há necessidade de transferência para emergências, com a resolução da ocorrência no próprio circuito da festa”, afirmou Ivan Paiva, coordenador-médico hospitalar e de urgência da Secretaria Municipal da Saúde.
Após o procedimento, os casos mais complexos são encaminhados para uma unidade da rede de hospitais públicos e privados para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias. Durante todo o Carnaval do ano passado, as agressões físicas resultaram em 466 intervenções cirúrgicas de face nos módulos assistenciais.
Outras notícias

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão
23 de Maio de 2025

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador
23 de Maio de 2025

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais
23 de Maio de 2025

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças
23 de Maio de 2025

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
