Secretaria de Saúde dispõe de atendimento especializado para pessoas com doença falciforme

Foto: Almiro Lopes/CORREIO
 

A cada 455 crianças que nascem em Salvador, uma apresenta doença falciforme, cujo Dia Mundial de Conscientização é celebrado nesta quarta-feira (19). A doença falciforme é hereditária e se caracteriza por uma mudança no gene da hemoglobina. Pessoas que têm essa patologia produzem uma hemoglobina anômala e são acometidas por sintomas como anemia, crises de dor, icterícia, distúrbios hepáticos e biliares, infecções, febre e edema nos tornozelos e nas mãos, entre outros.

 

Para dedicar um cuidado especial a esses pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta, desde 2005, com um Programa de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme e, desde os anos de 2013 e 2014, com a existência de dois ambulatórios situados, respectivamente, no Multicentro Carlos Gomes e no Multicentro Vale das Pedrinhas.

 

Aliado aos ambulatórios, o programa oferece atenção primária por meio de equipes multidisciplinares de saúde compostas por hematologistas (adultos e pediátricos), assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Ao todo, 2 mil pacientes são atendidos pelo programa e mil pacientes estão cadastrados nos ambulatórios especializados. Além disso, profissionais de saúde foram capacitados para realizar o atendimento nas unidades da rede.

 

Técnica do Programa de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme, a enfermeira Marivone Monteiro explica que a iniciativa tem três pilares: o diagnóstico precoce, a assistência integral descentralizada e de qualidade e o desenvolvimento de ações educativas. “Com o programa esperamos diagnosticar cada vez mais os pacientes precocemente para que eles tenham acompanhamento especializado, desenvolvam uma quantidade menor de crises e tenham maior sobrevida”, afirma Monteiro.

 

Visando conhecer melhor a incidência da doença no Município, a SMS pretende dar início, em julho, a um cadastramento de todos os munícipes que têm a doença. Esse cadastramento poderá ser realizado de maneira virtual, por meio de site específico, e presencialmente nas unidades de saúde.

 

Diagnóstico – O diagnóstico é feito por meio do teste do pezinho, exame obrigatório por lei para os recém-nascidos. Quem passou da fase e não fez o teste, deve realizar a eletroflorese de hemoglobina, exame disponível em 54 unidades de saúde distribuídas por diferentes distritos sanitários do Município.

 

O nome falciforme vem do latim falce (foice) unido à forme (forma), cujo significado completo é “forma de foice”. A doença assim é chamada porque, sob determinadas condições, a hemoglobina do tipo S deforma as hemácias e as deixa em forma de foice. A hemoglobina é uma proteína existente no interior das hemácias (células sanguíneas) responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para todo o corpo, por meio da corrente sanguínea.

 

Esse transporte de oxigênio não ocorre de forma satisfatória quando o indivíduo tem a doença falciforme. Quando as hemácias estão mais rígidas e com formato de foice, tendem a se ligar aos vasos sanguíneos e também à outras hemácias e a ser destruída mais facilmente, o que ocasiona anemia e dificulta a circulação no sangue.

Outras notícias

SAÚDE

Anclivepa Bahia oferece curso prático de castração para veterinários e estudantes

04 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lança livro legislativo e reforça compromisso com a transparência e a boa política

04 de Agosto de 2025

ENTRETENIMENTO

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

01 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia

01 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024