Assassino do índio Galdino foi nomeado para cargo comissionado na Polícia Rodoviária Federal
FOTO: REPRODUÇÃO
O governo Federal promoveu um dos condenados pela morte do índio Galdino Jesus dos Santos. Em janeiro do ano passado, Gutemberg Nader de Almeida Júnior assumiu um cargo comissionado na Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde é servidor concursado. O servidor é um dos cinco jovens que queimaram vivo o indígena pataxó em Brasília, em abril de 1997.
Júnior foi nomeado para o cargo de chefia da Divisão de Testes, Qualidade e Implantação da PRF. A informação consta no Diário Oficial da União publicado em 3 de janeiro de 2020. Enquanto desempenhou a função, ao longo de 11 meses, o policial recebeu gratificação no valor de R$ 2.064,00.
O índio Galdino foi assassinado enquanto dormia em um ponto de ônibus na capital federal. Os cinco jovens de classe média condenados pelo crime disseram que queriam "dar um susto" e fazer uma "brincadeira".
Júnior cumpriu medida socioeducativa de liberdade assistida, pois era menor de idade na data do crime. Max Rogério Alves, Antonio Novely Vilanova, Tomás Oliveira de Almeida e Eron Chaves Oliveira foram condenados no júri popular por homicídio doloso (com intenção de matar) em 2001. Eles receberam pena de 14 anos de prisão, em regime integralmente fechado, mas em 2004 ganharam direito à liberdade condicional.
Antes de ser aprovado na PRF, Júnior chegou a passar em um concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, mas foi impedido de tomar posse na etapa de sindicância de vida pregressa e investigação social do concurso.
Entre as exigências para aprovação, estava a de "ter procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável, os quais serão aferidos por meio de sindicância de vida pregressa e investigação social".
As informações são do Site Extra
Outras notícias

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
