Leilão 5G: deputado federal quer Congresso com assento fixo no Grupo de Acompanhamento do Custeio à Projetos de Conectiv

O GAPE será encarregado de acompanhar a execução dos projetos de conexão de escolas; terá projetos definidos pelo MEC, mas será coordenado pela Anatel

O tão esperado leilão 5G no Brasil já tem data prevista para acontecer: 4 de novembro. A iniciativa proporcionará uma conexão de internet móvel mais rápida, ágil e econômica no país; além movimentar quase R$ 50 bilhões de reais entre pagamentos ao governo e investimentos obrigatórios.

“O leilão do 5G do Brasil será o maior leilão de radiofrequências da história e colocará o país no centro da economia digital mundial. A iniciativa a ampliação da infraestrutura de telecomunicações e melhorias em vários setores como na educação e saúde, além de conectar e levar internet para 40 milhões de brasileiros”, comemorou o deputado federal Alex Santana, membro da Comissão da Ciência e Tecnologia da Câmara Federal.

Entre estes investimentos, o edital do leilão prevê que parte das operadoras de telefonia que vencerem o leilão invista R$ 7,6 bilhões em um programa destinado a levar internet de qualidade às escolas públicas de educação básica do país. Para acompanhar todos esses investimentos, a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações constituirá nos próximos dias o Grupo de Acompanhamento do Custeio à Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE) formado por representantes da própria Agência, Ministérios das Comunicações e Educação; além de representante de cada uma das empresas vencedoras.

Considerando que o tema “conectividade das escolas” é uma das pautas mais relevantes nessa temática, o deputado Alex Santana apresentou um Projeto de Indicação ao Ministério da Educação destacando a importância de que membros da Câmara dos Deputados (neste caso, um representante da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática) e do Senado Federal tenham assento fixo no GAPE.

“Esta será a maior revolução da área da comunicação e tecnologia do nosso pais e, por isso, precisamos ter neste colegiado representantes e porta-vozes do povo, fiscalizando, acompanhamento de perto cada projeto, discussão e destinação dos recursos. O Congresso Federal também tem protagonismo nessa grande conquista. A Câmara, especialmente, teve importante papel no debate das políticas públicas relativas ao 5G, principalmente na questão de conectividade de escolas públicas, por isso precisa ser representada no GAPE”, argumentou o parlamentar.

 

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024