Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto recebe selo de acreditação ONA

Unidade entra para o seleto grupo das seis maternidades do país ligadas ao SUS com o selo de qualidade

A Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto agora é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com a homologação da acreditação, a unidade que é custeada pelo Governo do Estado da Bahia e está sob a administração compartilhada do IGH – Instituto de Gestão e Humanização, entrou para o seleto grupo das seis maternidades ligadas ao SUS – Sistema Único de Saúde no país com o selo de qualidade.

Na prática, a certificação representa mais qualidade na assistência à saúde prestada à população baiana, com maior segurança para os pacientes e profissionais, bem como padronização dos fluxos e protocolos do serviço, garantindo acolhimento eficaz e adequado.

Para alcançar o resultado, há cerca de um ano a unidade iniciou um amplo processo de implementação e adequação de fluxos para assegurar o alto nível de atendimento. O equipamento passou por rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.

“A certificação ONA 1 é o reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelas equipes da Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto. Revela também que com o empenho de todos conseguimos ofertar para os pacientes do SUS uma assistência com nível de qualidade semelhante às principais unidades de saúde do país. É uma conquista dos colaboradores, da gestão, mas principalmente dos pacientes que são acolhidos em nossa unidade”, comemorou Daniela Matos, diretora médica da maternidade. 

Maternidade - A Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto possui 282 leitos.  A unidade presta, também, atendimentos que necessitem de atenção médica imediata. O acolhimento ambulatorial da unidade tem por finalidade prestar atendimento na gestação de alto risco e acompanhamento dos recém-nascidos (RN) egressos da UTI e UCI Neonatal, bem como terceira etapa do projeto Canguru.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024