Menos de 1% dos pacientes atendidos nas Mini UPAs necessitaram de transferência hospitalar para continuidade do tratamen
Os altos índices de resolutividade e eficiência dos serviços prestados nas quatro Mini UPAs implantadas pela Prefeitura de Salvador tem chamado a atenção. Inauguradas na última quinta-feira (20), dos 5.221 atendimentos realizados nas unidades adaptadas para o acolhimento de urgência e emergência, apenas seis pacientes necessitaram de transferência hospitalar para continuidade do tratamento. Isso representa menos de 1% dos casos.
Localizadas nas USFs IAPI, Imbuí, Pirajá e Itapuã, cerca de 90% dos pacientes que procuraram os serviços das Mini UPAs apresentavam sintomas gripais. As unidades também realizaram testes rápidos para covid-19.
De acordo com o coordenador médico das unidades, Ikaro Fritella, a expertise no gerenciamento e operacionalização desse tipo de unidade adquirida pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), Organização Social que administra os postos, é um dos principais pontos que contribuem para alta resolutividade.
“Temos equipes qualificadas e especializadas para o acolhimento desse perfil assistencial. Também adotamos fluxos e protocolos bem definidos que aumentam a resulotividade do atendimento e minimiza a necessidade de transferência dos pacientes para unidades de maior complexidade”, explicou o médico.
Cada Mini UPA é composta por cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. As unidades têm a capacidade de atender juntas cerca de mil pessoas por dia.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
