Faculdade realiza mutirão para registro de nome social

Durante todo o mês de junho, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Baiana de Direito atenderá pessoas trans e travestis que requeiram gratuidade no registro do nome social. Esse registro é um direito garantido pelo Decreto Federal nº 8727, de 18 de abril de 2016, que dispõe sobre o uso do nome social e reconhece a identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública. 

 

Para o auxiliar de entregas Yuri Carvalho, que há três anos participou de um mutirão para registrar o nome, o processo foi simples. Depois de receber a nova certidão de nascimento, não teve dificuldade para retificar nome e gênero nos demais documentos. O que não é tão simples é a mudança no tratamento dado a ele depois da transição. “Ainda tenho amigos de infância que me tratam com o apelido que eu tinha… É um processo”, conta. “Quando me chamam pelo meu nome social sinto que estão me vendo como eu me vejo, como realmente sou. É uma felicidade sem tamanho”, comemora.

 

Segundo a legislação brasileira, “a pessoa travesti ou transexual poderá requerer, a qualquer tempo, a inclusão de seu nome social em documentos oficiais e nos registros dos sistemas de informação, de cadastros, de programas, de serviços, de fichas, de formulários, de prontuários e congêneres dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.

 

Há três anos, a assistente social Thati Teylon teve reconhecido pelo Estado o nome pelo qual ela atende desde os 12 anos de idade. “Por incrível que pareça, foi tranquilo e rápido”, diz. Atualmente o nome que consta nos documentos dela é o mesmo com o qual ela orgulhosamente se apresenta. “Eu fui o primeiro caso da minha cidade [Madre de Deus] a retificar nome e gênero. Fiquei muito emocionada! Existiram outros casos depois do meu, sinto que eu abri as portas”, conclui a assistente social que hoje trabalha no Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT).

 

Para participar do mutirão de registro do nome social da Faculdade Baiana de Direito, basta entrar em contato através de um dos canais abaixo. O NPJ atende exclusivamente por agendamento pessoas residentes em Salvador e que possuam renda familiar de até 3 salários mínimos.

 

Núcleo de Prática Jurídica


Telefone: 71 3205.7708
Whatsapp: 71 99910-3321
E-mail: [email protected]
Horários de agendamento (exclusivamente por telefone): Segunda à sexta, das 8 às 12h e das 14 às 18h

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024