Prefeitura desenvolve projeto de Jardim de Chuva em Salvador
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), promove, na quinta-feira (14), das 10h às 12h, a capacitação virtual de técnicos municipais, a fim de desenvolver um projeto-piloto de infraestrutura verde, para drenagem de águas pluviais, também conhecida como “jardim de chuva”.
O primeiro encontro da capacitação aborda o conceito de Soluções baseadas na Natureza (SbN) para as cidades, com foco nas potencialidades da drenagem sustentável. A atividade terá abertura de Lara Caccia (WRI Brasil); em seguida, ocorre a apresentação do programa de treinamento, desenvolvimento de projeto e implementação do jardim de chuva em Salvador, por Beatriz Codas (Geasa Engenharia) e Guilherme Castagna (Fluxus Design Ecológico).
Às 11h, Beatriz Codas, Maitê Pinheiro e Carina Chaves (Geasa Engenharia) compõem o painel intitulado “O que são SbN e em que contexto têm sido aplicadas? Drenagem urbana sustentável é SbN?. Na sequência, Guilherme Castagna discorre sobre o tema "Como, quando e onde aplicar a drenagem sustentável? Jardins de chuva nas cidades brasileiras: lições aprendidas”. Finalmente, às 11h30, será aberto o espaço para diálogo dos expositores com os participantes.
“O objetivo da formação é fazer um alinhamento técnico, com análise do espaço da cidade, para depois serem elaboradas propostas de operação, elencando o conjunto de atores envolvidos, que deve incluir a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), a Secretaria de Manutenção (Seman), a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), além da Secis”, afirmou João Resch, diretor de Sistemas de Áreas de Valor Ambiental e Cultural de Salvador (Savan), da Secis.
Ele acrescenta que os jardins de chuva devem complementar os sistemas tradicionais de drenagem, a partir de uma tecnologia de absorção da água da chuva pelo solo, o que evita alagamentos, diminui transtornos com o trânsito, aprimora a qualidade das águas e do ar e atenua a perda de biodiversidade, bem como a degradação das paisagens, especialmente num contexto de mudanças climáticas.
O projeto de desenvolvimento de jardins de chuva em Salvador conta com apoio técnico do WRI Brasil, da iniciativa Cities4Forests e está sendo realizado em parceria com o C40 e a GIZ, com suporte das empresas de consultoria Fluxus Design Ecológico, Geasa Engenharia e Piso Verde.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
