Selo da Diversidade LGBT+ inscreve empresas para certificação

O Selo da Diversidade LGBT+, promovido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), está com inscrições abertas, até o dia 15 de agosto, para empresas que queiram aderir ao programa. A partir daí, as organizações inscritas assumem a responsabilidade social de combater práticas LGBTfóbicas no ambiente de trabalho, apresentando propostas que serão analisadas por um comitê gestor.

 

O selo possui duas categorias, sendo uma delas a de compromisso, voltada para organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador, que se candidatarem a assinar o Pacto de Valorização da Diversidade LGBT+ com a Prefeitura. Estas instituições se comprometem a cumprir diretrizes voltadas para a promoção da diversidade LGBT+. 

 

Já a categoria de reconhecimento é uma honraria concedida pelo Comitê Gestor a micro e pequenas empresas, em geral familiar, cujo proprietário ou administrador sejam LGBT+ e que possuam no mínimo cinco funcionários, sendo na sua maioria trans, além de entidades sem fins lucrativos, que lutem pela valorização da diversidade. 

Para o coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira, o Selo da Diversidade tem uma importância fundamental na sociedade, de forma a se tornar mais humanizada e respeitosa com as orientações sexuais e identidades de gênero. “O Selo é essencialmente uma política voltada à sensibilização, assim como a inserção e promoção da população LGBT+ em seu quadro funcional. O programa reitera a importância de uma equipe plural, como melhoria no processo criativo e de aprendizagem da empresa, gerando maior qualificação dos colaboradores e, consequentemente, aumento de produtividade”, assinalou. 

 

Compromisso – A certificação será concedida pela Prefeitura às empresas que colocarem em prática a inclusão LGBT+ no mundo corporativo, a exemplo do compromisso e reconhecimento. Instituído através do Decreto 35.071/2022, o Selo da Diversidade LGBT+ visa reconhecer publicamente as ações de combate a LGBTfobia no ambiente de trabalho e a promoção da equidade, quanto à orientação sexual e de gênero, nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações da cidade do Salvador. 

A outorga ocorre anualmente e, para permanecer entre os certificados, as instituições devem seguir o plano anual de ações, previamente estabelecido e orientado pelo manual do programa. No caso do cumprimento das ações, por um período de três anos, com notas acima de oito, a entidade recebe ainda a outorga do selo na categoria excelência.  A certificação ocorrerá em 15 de dezembro deste ano. 

 

O comitê gestor é formado por representantes da Semur, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Semdec); do Instituto a Mulherada; Universidade Salvador – Unifacs; Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM); Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Associação de Diversidade e Inclusão da Bahia (Adiba); Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam); Instituto Proteger; Associação do Centro Histórico Empreendedor (Ache); Grupo Gay da Bahia (GGB); Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa); Grupo Quimbanda Dudu; Associação Brasileira de Bares e Restaurante Seccional Bahia (Abrasel); Onzó T ' kissimbi; Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado da Bahia (Sasb); Defensoria Pública do Estado da Bahia; Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT; Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). 

 

Mais informações podem ser obtidas na sede da Semur, na Rua do Tesouro, s/n, Edifício Nossa Senhora da Ajuda, 6º andar, através dos telefones (71) 3202-2604 / 2607 ou e-mail [email protected] .

 

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024