Gripário do Pau Miúdo acolhe mais de 2,5 mil pacientes com síndromes respiratórias no mês de julho
O gripário do bairro do Pau Miúdo, reinaugurado no último dia 11, fechou o mês com mais de 2,5 mil acolhimentos a pacientes com síndromes respiratórias no mês de julho e, desse total, apenas 37 foram encaminhados para internamento. A unidade, que desafogou os atendimentos desse tipo na rede municipal, vem registrando uma queda na procura pelos serviços.
O avanço da vacinação contra a Covid-19 é um dos principais fatores para refletir esse movimento de retração no gripário. Com uma média de 184 pacientes diário no início da retomada da unidade, hoje, são contabilizados menos de 100, além disso, entre os dias 22 e 24 houve o registro de um hiato sem internações.
A unidade de tem a capacidade para admitir 300 pacientes por dia com resolutividade eficaz nos atendimentos. O local funciona em regime 24 horas, sete dias na semana, com 10 leitos de observação e 02 de estabilização para o trato de síndromes gripais como H1N1, H3N2, Covid-19 e outros vírus.
A instalação fica em anexo ao Centro de Saúde Maria Conceição, foi a mais procurada pela população de Salvador nos picos da pandemia da Covid-19 com mais de 50 mil atendimentos. O Gripário Pau Miúdo é administrado pela FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde.
Papel importante – De acordo com a coordenadora do gripário e médica, Géssica Moraes, os gripários têm um papel fundamental no enfrentamento a síndromes gripais.
“O público que é acolhido pelo Sistema Único de Saúde, além de ter acesso ao pronto-atendimentos e as UPAs, que sempre têm grande volume de pessoas, contam também com griparios que aumentam a capacidade de acolhimento na rede pública e possibilitam a separação das pessoas com viroses”, explicou.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
