Ibama suspende visitação do Zoológico do Rio de Janeiro por más condições

 

   

 

 

O Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro está com a visitação pública suspensa desde a última quinta-feira, 14, por um embargo do IBAMA.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na manhã do último sábado,16, uma reunião conjunta no Rio Zoo, para iniciar os ajustes finais para a entrega, ainda nesta semana, do documento que regulamenta o compromisso, junto ao IBAMA, do cronograma de adequações necessárias ao cumprimento das exigências, e assim, solicitar o cancelamento do embargo e o retorno do público, até que seja realizada a transição para o novo modelo de gestão.

A Prefeitura do Rio suspendeu a licitação das obras de readequação do Jardim Zoológico tendo em vista que será publicado na próxima terça-feira, 19, no Diário Oficial do Município, o edital para licitação da concessão ao setor privado para gestão e operação do Rio Zoo.

A partir da concessão para a iniciativa privada, a vencedora terá que investir cerca de R$ 60 milhões para implementar o projeto em um prazo de até dois anos, sendo que as obras emergenciais serão feitas num curto espaço de tempo. O parque receberá todas as obras de revitalização e adequação necessárias para atender as normas vigentes. A reestruturação será feita em uma área de 120 mil metros quadrados. Novas lojas, restaurantes e um novo conceito de parque será adotado, a partir da criação de grandes áreas temáticas: primatas; aves; répteis, anfíbios e insetos; felinos e caninos; ursos; e savana. 

 

 

Crise e abandono

 

Em outubro, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e vereadores fizeram uma visita ao Zoológico do Rio na semana passada e encontraram diversas irregularidades, como animais machucados, instalações precárias, larvas de inseto nas águas e falta de manutenção. "Na situação em que se encontra, o Zoológico do Rio não cumpre nem mais seu papel de educação ambiental. Não promove o ensinamento de respeito aos animais, importante valor social a ser repassado às futuras gerações. A visitação ao parque não é mais uma experiência positiva para as crianças ou a população em geral", disse o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Rio de Janeiro, Vinícius Modesto de Oliveira. A Fundação RioZoo deverá continuar realizando a gestão adequada do plantel até as irregularidades no zoológico serem sanadas. O que inclui manter os animais com alimentação adequada, em recintos limpos e enriquecidos que favoreçam a manifestação do comportamento característico de cada espécie.

 

Outras notícias

CIDADE

Novos quiosques e boxes beneficiam trabalhadores informais em Narandiba

22 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro: Banda Didá leva samba-reggae à Escadaria do Passo nesta sexta (22)

22 de Novembro de 2024

CIDADE

Prefeitura divulga lista de ambulantes cadastrados para festas populares de 2024/2025

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

SMS promove ação de saúde voltada para ciclistas e motoboys de Salvador

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

Saúde nos Bairros permanece no Largo do Bonfim até o próximo sábado (23)

22 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024

Dia do Desejo proporciona cardápio diferenciado e momentos de alegria a pacientes do Hospital Municipal de Salvador 16 de Maio de 2024