PF cumpre mandados da Lava Jato em Salvador e Mata de São João

A Polícia Federal cumpre, na Bahia, na manhã desta terça-feira (22), mandados de busca e apreensão, em Salvador e Mata de São João (Praia do Forte), na região metropolitana da capital. Ao total no país, a PF cumpre 110 mandados da 26ª fase da Lava Jato e mira a Odebrecht. Os trabalhos são um desdobramento da 23ª fase, a Operação Acarajé.

De acordo com a PF, em Salvador, também foi cumprido um mandado de condução coercitiva, um de prisão preventiva, e um alvo de mandado de prisão temporária não foi localizado. Os alvos das ordens judiciais não tiveram as identidades divulgadas.

De acordo com a PF, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão (sete em Salvador e um em Mata de São João), que são cumpridos, na manhã desta segunda-feira, na Odebrecht e em empresas ligadas a ela. Entre os locais visitados por agentes da PF estão: Aeroporto de Salvador, Praia do Forte (localidade de Mata de São João), além de shoppings Bela Vista e Itaigara.

G1 teve acesso ao mandado de busca e apreensão que foi cumprido contra a JN Maxi Corretora de Câmbio Ltda na manhã desta terça-feira, dentro do Shopping Bela Vista. A empresa alvo dos policiais federais funciona dentro da Gradual Turismo, e realiza operações de câmbio. Segundo uma testemunha, a PF esteve no local e fez buscas no sistema da empresa, mas não levou documentos. A empresa JN Maxi também tem sede no Shopping Itaigara, onde equipes da PF atuaram na manhã desta terça. O G1 não conseguiu localizar responsáveis pela empresa para comentar a operação.

Ainda conforme a PF, após o mandado de condução coercitiva ter sido cumprido em Salvador, a pessoa, de identidade não revelada, foi ouvida na sede da PF e já liberada. Ainda de acordo com a Polícia Federal, havia dois endereços para localizar o alvo deste mandado, e um deles era a empresa Odebrecht.

Ainda segundo a PF, um mandado de prisão preventiva foi cumprido em Salvador, mas o bairro e a identidade não foram divulgados. A pessoa foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Curitiba.

O alvo de um mandado de prisão temporária não foi localizado na manhã desta segunda-feira, diz a PF na Bahia.

As ações fazem parte da 26ª fase da Operação Lava Jato, intitulada "Xepa". Além da Bahia, a operação também acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.

Os trabalhos são um desdobramento da 23ª fase, a Operação Acarajé, para apurar um esquema de contabilidade paralela na construtora Odebrecht, destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público.

A ação foi deflagrada no dia 22 de fevereiro e prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, além de mulher dele Monica Moura. Os dois são suspeitos de receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior e estão detidos na Superintendência da PF, em Curitiba.

As investigações apontam possíveis crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro oriundos da Petrobras que teriam sido cometidos por empresários, profissionais e lavadores de dinheiro ligados ao grupo.

O material indicou a realização de entregas de recursos em espécie a terceiros indicados por altos executivos da Odebrecht nas mais variadas áreas de atuação empresarial.

Números da operação


Do total de 110 mandados no país, 67 mandados são de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, 11 mandados de prisão temporária e quatro de prisão preventiva.

Ainda de acordo com a PF, há indícios concretos de que o grupo se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de recursos ilegais.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

CIDADE

MEC divulga cronograma do Enem 2025; veja calendário de provas

09 de Maio de 2025

POLÍTICA

STF vai analisar decisão da Câmara de suspender ação penal contra Ramagem

09 de Maio de 2025

POLÍTICA

”Queremos uma definição ainda este ano”, declara Leo Prates em audiência pública para regulamentar motoristas por aplica

09 de Maio de 2025

ECONOMIA

Desconto indevido: INSS vai devolver R$ 292 milhões para aposentados entre maio e junho

09 de Maio de 2025

ESPORTE

Piscina Olímpica e o Estádio de Pituaçu sediam Meeting Paralímpico 2025

09 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024