Polícia Federal desarticula quadrilha por fraudes em concursos públicos na Bahia
A PF (Polícia Federal) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, deflagrou a operação Reprovados nesta quarta-feira (4), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes em concursos públicos na cidade de Brumado, a cerca de 130 km de Vitória da Conquista.
A oepração foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal da Bahia. Foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Federal, após indícios de que os investigados fraudaram aprovações junto à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e junto ao IFBA (Instituto Federal da Bahia), em concursos organizados pela Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia) e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
A polícia informou que a fraude era feita mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos seus prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas todos na mesma sala e obtivessem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.
Os suspeitos responderão pelos crimes de fraude em provas de interesse público, falsidade ideológica e de constituição e participação em organização criminosa.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá; saiba quando
03 de Julho de 2025

MPT-BA investiga explosão de fábrica de fogos com duas mortes
03 de Julho de 2025

Cidades baianas entram em alerta para chuvas intensas; saiba quais
03 de Julho de 2025

Um triplo homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (2), na localidade conhecida como Baixa da Gia, no bairro
03 de Julho de 2025

Lula assegura construção da Ponte Salvador-Itaparica: 'Enfim, saiu'
03 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
