“Muito difícil uma tesoura escolar cortar uma rede de proteção”, afirma diretor do Ibametro

A segurança das redes de proteção foi coloca em cheque após a morte de um menino de cinco anos, que teria usado uma tesoura escolar para cortar uma rede e acabou caindo do sexto andar de um prédio em Salvador.  

O diretor geral do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade), Randerson Leal, explica que as redes de proteção são seguras, mas desde que estejam de acordo com as normas da ABNT/NBR 16046.

Segundo Leal, as redes de proteção devem ser confeccionadas com malha não metálica entrelaçada, ter no máximo cinco centímetros entre nós,  passar por testes de resistente à propagação de fogo, tratamentos anti raios UV e contra apodrecimento, dentre outros critérios de segurança.

— Se tiver de acordo com essas normas que a gente está expondo, muito difícil uma tesoura escolar, na mão de uma criança de cinco anos, cortar [uma rede de proteção]. Claro, com a força de uma pessoa adulta, uma tesoura pontiaguda, aí pode vir a cortar.  

Além de atender as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os consumidores também devem fazer a troca da rede de proteção a cada três anos e verificar se a embalagem do produto apresenta o número da norma ABNT/NBR 16046, que atesta que a rede de  proteção foi submetida a testes de qualidade. 

Após tomar conhecimento da morte do pequeno Guilherme Yokoshiro, de 5 anos, na terça-feira (24), o Ibametro revelou que irá, juntamente com a Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia, acompanhar o andamento das investigações e aguardar relatório da perícia quanto a referida rede de proteção danificada no episódio e outras investigações, o que poderá apontar se houve intencionalidade ou foi um possível acidente de consumo.

 

Fonte: R7|Bahia

Outras notícias

ECONOMIA

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá; saiba quando

03 de Julho de 2025

CIDADE

MPT-BA investiga explosão de fábrica de fogos com duas mortes

03 de Julho de 2025

CIDADE

Cidades baianas entram em alerta para chuvas intensas; saiba quais

03 de Julho de 2025

CIDADE

Um triplo homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (2), na localidade conhecida como Baixa da Gia, no bairro

03 de Julho de 2025

POLÍTICA

Lula assegura construção da Ponte Salvador-Itaparica: 'Enfim, saiu'

03 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024