Câmara debate uso responsável do som automotivo e políticas para idosos
O apelo por mais políticas públicas voltadas ao idoso em Salvador e o uso responsável do som automotivo pautaram a 79ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (24).
Na Tribuna Popular, o presidente do Movimento Som Legal – Bloco do Cajá, Osvaldo Silva dos Santos, pediu aos vereadores que retomem o debate sobre projetos que regulamentem o uso do som automotivo, “de forma que o tema não seja tratado apenas com operações de repressão”.
A proposta, segundo ele, é que sejam criadas iniciativas que permitam a implantação de Somzódromos, espaços destinados à utilização de som automotivo, com horários definidos, licenciamento pelos órgãos competentes e autorização da Polícia Militar (PM-BA).
“Com normas semelhantes às de eventos musicais e culturais na capital baiana. Afinal, o uso responsável dos equipamentos, dos paredões, não é nocivo e promove, nas comunidades vulneráveis, entretenimento, acesso cultural e movimentação de uma ampla cadeia econômica”, afirmou o presidente do movimento, reforçando que não compactua com festas clandestinas. “Repudiamos estereótipos que nos associam ao crime organizado ou a determinados estilos musicais. O que defendemos é organização, respeito e legalidade”.
Envelhecimento
Já a presidente da Associação Nacional de Gerontologia da Bahia (ANG Bahia), Maria das Graças d’Araújo Senna, conclamou os parlamentares a reconhecerem o envelhecimento como prioridade social, fortalecendo políticas públicas.
“Pedimos urgência em planejamento, em proteção social, em políticas públicas estruturadas e permanentes, urgência em reconhecer que envelhecer não é um problema, é uma conquista”, destacou.
As duas pautas receberam apoio da Câmara Municipal. O vereador Téo Senna (PSDB) informou que a CMS realizará uma sessão especial para discutir o Estatuto do Idoso. O vereador Felipe Santana (PSD) lembrou que seu mandato apresentou diversos projetos em defesa da causa, como o PL Emprego 60+, que propõe incentivo à contratação, capacitação profissional, programas de inclusão e combate ao etarismo.
Reconhecimento
O Concurso Cultural Jovem Jornalista, iniciativa do Programa A Tarde Educação, que transforma a vida de estudantes, professores, gestores e toda a comunidade escolar da Bahia, também teve destaque.
O vereador Ricardo Almeida (DC) parabenizou a ação, que incentiva o pensamento crítico, a cidadania e o protagonismo estudantil por meio do jornalismo e da educação. “Quero dar os parabéns ao Grupo A Tarde, que há sete anos realiza o Concurso Cultural Jovem Jornalista”, disse.
Nesse contexto, o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), apresentará moção de aplausos ao grupo A Tarde.
Nesta edição, o concurso abordou o tema “SOS: se a Terra gritasse, o que ela diria?”, convidando estudantes a refletirem sobre os impactos das mudanças climáticas no cotidiano.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação CMS
Outras notícias
Prefeitura de Cardeal da Silva entrega caçamba requalificada para reforçar obras no município
25 de Novembro de 2025
Salvador avança na agenda de inovação com primeira reunião do Comitê de Gestão de Destino Turístico Inteligente
25 de Novembro de 2025
Réus do caso Sara Freitas chegam ao fórum para júri popular em Dias d’Ávila
25 de Novembro de 2025
Simm oferece 176 vagas para esta terça-feira (25)
25 de Novembro de 2025
Salvador recebe turnê de Guns N’ Roses em abril de 2026
24 de Novembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Morre Jimmy Cliff, lenda do reggae, aos 81 anos 24 de Novembro de 2025