Salvador convoca adolescentes e jovens para vacinação contra o HPV
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), convoca a população para se vacinar contra o HPV. A imunização é gratuita e está disponível em toda a rede municipal de saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos, em dose única. Além disso, até dezembro deste ano, adolescentes de 15 a 19 anos também têm a oportunidade de receber a vacina, garantindo proteção contra o vírus, que pode causar diferentes tipos de câncer.
A importância da vacinação contra o HPV foi reforçada por um estudo recente da Fiocruz Bahia, que apontou uma redução de 58% nos casos de câncer do colo do útero e 67% nas lesões graves entre 2019 e 2023, após o avanço da imunização no país.
De acordo com a coordenadora de Imunização de Salvador, Doiane Lemos, o estudo reforça o papel das políticas públicas de prevenção e o impacto direto da vacinação na saúde da população. “Essa redução é resultado da adoção de várias medidas preventivas, como o incentivo à vacinação e à realização do exame papanicolau. Pensar que a vacina contra o HPV foi implantada há 11 anos e que hoje já vemos resultados tão positivos mostra o quanto essas ações precisam ser mantidas e fortalecidas”, destaca.
A coordenadora lembra que a vacina contra o HPV protege não apenas contra o câncer do colo do útero, mas também contra outros tipos de câncer que atingem homens e mulheres, como os de garganta, ânus e boca. “O HPV é um vírus que não escolhe sexo, cor ou idade. Ele pode atingir qualquer pessoa. Vacinar crianças e adolescentes hoje é um ato de amor e responsabilidade; é assegurar um futuro livre de um câncer tão doloroso e de tratamento tão prolongado”, afirma.
Para facilitar o acesso à imunização, a Prefeitura tem ampliado as estratégias de vacinação, com ações em escolas, universidades e unidades de saúde. “Essas parcerias com a Educação são fundamentais, porque é nas escolas que estão os adolescentes. Temos realizado ações em colégios estaduais e faculdades, buscando resgatar quem ainda não se vacinou. É uma excelente oportunidade para aumentar a cobertura vacinal”, explica Doiane.
A vacina também é indicada para pessoas com condições clínicas especiais, como homens e mulheres que vivem com HIV, pacientes transplantados, oncológicos, vítimas de abuso sexual, imunocomprometidos e usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), na faixa etária de 9 a 45 anos. Nesses casos, o esquema vacinal é composto por três doses, aplicadas nos intervalos de 2 e 6 meses da primeira dose, mediante apresentação de prescrição médica ou documento que comprove a condição.
Em Salvador, menos da metade do público-alvo recebeu a vacina contra o HPV. Por isso, a Prefeitura reforça a necessidade do engajamento das famílias, escolas e toda a comunidade. “Combater a desinformação com dados é fundamental. O HPV pode levar anos para se manifestar como câncer, e vacinar hoje é prevenir o sofrimento de amanhã. Precisamos garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a essa proteção”, conclui a coordenadora de Imunização.
Durante a Campanha de Multivacinação, que segue nos postos de saúde e em ações itinerantes nas escolas, a população pode aproveitar para atualizar o cartão de vacinas. O atendimento nas unidades de saúde da capital baiana ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Outras notícias
Mobilidade: Câmara de Salvador analisa viabilizar transporte marítimo que liga a Barra ao Subúrbio
19 de Novembro de 2025
Salvador convoca beneficiários do Bolsa Família para atualização das condicionalidades de saúde
19 de Novembro de 2025
Salvador Capital Afro: Léo Santana celebra 20 anos de carreira com show gratuito no Dia da Consciência Negra
19 de Novembro de 2025
Leo Prates defende programa similar feito por ACM em defesa do povo
19 de Novembro de 2025
Rodovias baianas devem receber 600 mil veículos no feriado da Consciência Negra
19 de Novembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Andressa Urach conta que chegou a agredir o filho por temer que ele fosse gay 19 de Novembro de 2025