Câmara inicia recomposição das comissões temáticas

Na 1ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura, realizada nesta terça-feira (3), o principal debate girou em torno da recomposição das 13 comissões temáticas da Câmara. De acordo com o presidente Carlos Muniz (PSDB), conforme determina a legislação, os colegiados são renovados anualmente. Nesse sentido, Muniz solicitou que os líderes partidários apresentem suas indicações até esta sexta-feira (6), para que, já na segunda-feira (9), os nomes sejam divulgados e definidos até a terça-feira (10), respeitando a proporcionalidade das bancadas.

“As indicações serão apresentadas pelos líderes partidários; depois, faremos a proporcionalidade, informaremos a todos os vereadores e, após esse processo, realizaremos as reuniões para a definição dos presidentes e vice-presidentes. Se quiserem manter os nomes, não haverá problema, mas o pedido é que a lista seja apresentada o mais rápido possível para não comprometer as importantes discussões sobre os problemas da cidade”, destacou o presidente.

Muniz citou como exemplo a necessidade de diálogo sobre o projeto de lei que pretende limitar a realização de eventos e o uso de equipamentos sonoros na orla da Barra e de Ondina, de autoria do vereador Maurício Trindade (PP). A proposta precisa tramitar pelas comissões antes de ser apreciada em plenário e estabelece uma série de restrições envolvendo palcos, trios, caixas de som móveis e apresentações musicais em vias públicas e áreas externas de estabelecimentos comerciais.

O presidente ressaltou ainda a importância da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ), responsável por avaliar a constitucionalidade e a juridicidade das matérias e pela sabatina de autoridades. Atualmente, a CCJ é presidida pelo vereador Sidninho (PP), embora nomes para a nova composição não tenham sido tratados durante a sessão.

Muniz afirmou que o cronograma legislativo foi ajustado para evitar prejuízos em ano eleitoral, assegurando a votação de projetos relevantes com diálogo entre situação e oposição. “Cerca de 30% da Câmara deve disputar cargos de deputado estadual ou federal. É um número razoável e isso não vai atrapalhar os trabalhos da Casa”, pontuou.

Sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), o presidente garantiu que a proposta não será votada de forma apressada. Segundo ele, o envio do projeto aguarda estudos da Fundação Getulio Vargas e, quando chegar ao Legislativo, contará com a realização de pelo menos 20 audiências públicas, sendo dez nas Prefeituras-Bairro e dez indicadas pelas lideranças partidárias.

Muniz informou ainda que a matéria que institui a Política Municipal de Segurança Pública e Defesa Social em Salvador (PMSPDS) deverá ser votada em março, após um período mínimo de 30 dias para análise da base governista e da oposição. “Assim que o projeto chegar à Câmara, terá prioridade, pois trata de um tema fundamental para a cidade. Mesmo em ano eleitoral, isso não vai comprometer as votações”, afirmou.

Solidariedade

A morte de um cabo da Polícia Militar, após confrontos registrados em Salvador entre a noite de segunda-feira (2) e a madrugada desta terça-feira (3), também repercutiu na Casa. Vereadores como Cezar Leite (PL) e Sandro Filho (PP) cobraram uma postura mais firme do governo estadual e prestaram solidariedade à família do policial. As ocorrências envolveram trocas de tiros durante operações em dois bairros da capital, e a Polícia Militar não informou os motivos das ações.

Outras notícias

CIDADE

Com investimentos em áreas verdes, Prefeitura transforma ruas e avenidas em locais mais arborizados em Salvador

05 de Fevereiro de 2026

SAÚDE

SMS e SAMU 192 realizam simulado de incidente com múltiplas vítimas para o Carnaval de Salvador 2026

05 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Operação Persona investiga crimes virtuais em Vitória da Conquista

05 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Linhas da Lapa retornam ao subsolo da estação a partir desta sexta-feira (6)

05 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Lavagem de Itapuã celebra 121 anos com tradição religiosa e cortejo cultural; confira esquema especial de serviços

05 de Fevereiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Influenciadora denuncia dona de restaurante em Salvador por cuspir em bebida 04 de Fevereiro de 2026

Oruam pode voltar à prisão após denúncia por disparo de arma de fogo 30 de Janeiro de 2026