Primeiro projeto enviado pelo governo para AL-BA deve ser votado com urgência

A primeira reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa acontece nesta quarta-feira (15) e terá como pauta a tramitação do projeto de lei que cria o Fundo Penitenciário Estadual (Funpen). A matéria foi enviada na última sexta-feira (11) pelo governador Rui Costa e se aprovado possibilitará à Bahia receber R$ 44 milhões do Fundo Penitenciário Nacional para investir em novas vagas e modernização do sistema prisional.

O presidente da Casa, Ângelo Coronel (PSD), diz que a matéria será distribuída normalmente e que os líderes decidirão qual será o trâmite. “Espero que deliberem da forma mais apropriada e rapidamente. Acredito que os deputados saberão fazer isso com a celeridade necessária diante de um tempo tão importante”.

O líder da bancada governista na Casa, Zé Neto (PT), pretende levar ao colegiado a proposta de tramitação em comissão conjunta. O rito regimental determina que a matéria seja apreciada em cinco comissões temáticas específicas, contudo, um acordo pode servir como atalho. Normalmente, estes projetos eram colocados em regime de urgência e votados em plenário.

“Vou levar a proposta da reunião conjunta das comissões para que possamos aproveitar o recurso que vem a partir de uma decisão do Governo Federal. Portanto, este é um caso que pode ser analisado de forma diferente”, avalia o líder governista.

O deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB), líder da bancada de oposição, vai levar o assunto para a reunião da Minoria nesta terça-feira (14). Contudo, o peemedebista acredita que esta é uma matéria que não deverá ter problemas para passar na Casa.

“O importante é que não seja praxe no Legislativo o envio de matéria em regime de urgência. Analisar através de uma comissão conjunta, a depender do caso, é como se fosse o mesmo método. É preciso analisar caso a caso. Neste específico, diante da questão nacional e da situação dos presídios da Bahia, é preciso ver se podemos utilizar este instrumento regimento (urgência), mas tudo isso será decidido durante a reunião da bancada nesta terça”.

Na justificativa enviada pelo governador à Assembleia está o registro de que o Governo Federal anunciou, em dezembro de 2016, o repasse de R$ 1,2 bilhão, através do Funpen, para os estados da Federação investirem no sistema penitenciário.

O secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, ressalta que “com esse projeto de lei, o governo baiano dá mais um importante passo no sentido de ampliar a captação de recursos destinados ao sistema penitenciário baiano, fortalecendo as políticas de segurança no estado”.

Fonte: Bocão News

Outras notícias

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

POLÍTICA

TCM aprova contas da Saúde de Salvador em 2020 sob gestão de Leo Prates

14 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Leo Prates passa a integrar Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados

13 de Maio de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes eleva o tom sobre abandono do Parque de Pituaçu: ‘Governo fecha os olhos’

12 de Maio de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024