Marcell Moraes acionará Ministério Público contra abate de jegues em Amargosa
FOTO:REPRODUÇÃO
Após a notícia do início do abate de jegues para consumo humano na cidade de Amargosa, nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Marcell Moraes (PV) rechaçou a prática que conta com incentivo do Governo do Estado e prometeu entrar no Ministério Público. O parlamentar já agendou visita ao município para protestar pessoalmente contra o que chama de “extermínio de animais indefeso”.
A produção que terá como alvo a exportação para China, pode gerar a extinção do animal símbolo da região Nordeste. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível a causa animal e reverta essa situação", enfatizou o ambientalista.
O parlamentar se mostrou preocupado ainda com a falta de controle adequado de doenças em jumentos. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.
Em julho do ano passado, o Ministério Público da Bahia determinou que dois frigoríficos localizados na cidade baiana de Miguel Calmon encerrassem o abate de jegues, equídeos, mulas, jumentos e quaisquer outros animais do gênero, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal.
A recomendação do promotor de justiça Pablo Antônio Cordeiro de Almeida, obrigou as empresas responsáveis pela criação dos animais a apresentarem as guias de trânsito e os exames sanitários relativos aos jegues custodiados nas dependências dos frigoríficos, além comprovarem com laudos técnicos que o manejo dos animais, bem como a planta frigorífica, não causam danos ou maus-tratos aos equinos.