Gustavo Ferraz ‘não tem o que delatar’, diz advogado

FOTO/REPRODUÇÃO
Apesar de "colaborar" com a Justiça, o ex-diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz (PMDB), não deve firmar nenhum acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal.
Segundo o advogado Pedro Machado, responsável pela defesa, o peemedebista baiano “não tem o que delatar”, embora tenha reconhecido que buscou dinheiro em espécie para o ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB).
O defensor negou ser questão de desinteresse do MPF em fechar o acordo. “Ele já prestou depoimento e confessou que, em 2012, teria buscado uma verba. Ele já confessou. Isso é colaborar, não é? Não é questão de interesse. Ele não tem o que delatar. Para ele delatar, ele teria que ter participado de esquema fraudulento”, afirmou, em entrevista à reportagem.
Como a Polícia Federal encontrou indícios da participação do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), irmão de Geddel, nos supostos crimes, as investigações foram encaminhadas para o Supremo Tribunal Federal (STF). Para Pedro Machado, o caso deveria ser “desmembrado” e o processo contra Ferraz voltar para a primeira instância, já que o seu cliente não tem foro privilegiado.
“Na verdade, cabe ao ministro decidir. Não tenho nada contra o desmembramento. Acho que seria o caso, mas como não tive acesso a toda investigação, não tenho muito como me pronunciar. Está sigiloso”, disse, ao ressaltar que o pedido da defesa para que o ex-diretor da Codesal seja ouvido, em audiência de custódia, ainda não foi analisado.
Segundo o advogado, o Ministério Público já se pronunciou sobre um pedido de liberdade feito pela defesa e a expectativa é de que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região se pronuncie nos próximos dias. O Superior Tribunal de justiça (STJ) negou. Ferraz completa, no próximo domingo (8), um mês preso.
As informações são do site Bahia.ba.
Outras notícias
Programação semanal do Natal Salvador reúne corais, shows e parada natalina; confira atrações
16 de Dezembro de 2025
Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
16 de Dezembro de 2025
Salvador anuncia maior credenciamento da história para ingresso no serviço de táxi, com 600 autorizações
16 de Dezembro de 2025
Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara
16 de Dezembro de 2025
Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador
16 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Influenciador baiano se pronuncia após críticas sobre uso de imagem em conteúdos digitais 16 de Dezembro de 2025