Brasileiros apoiam prisão de Lula e investigações contra Temer
Uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Datafolha apontou que a maioria dos brasileiros defende a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prosseguimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Michel Temer (PMDB), acusado de obstrução de justiça e organização criminosa.
Das 2.772 pessoas ouvidas pela pesquisa em 194 cidades do país, 54% acreditam que a corrupção revelada durante as investigações da Operação Lava Jato é o suficiente para decretar a prisão do ex-presidente, processado em seis ações penais, quatro na Lava Jato.
Outros 40% afirmaram que não há provas suficientes para a prisão do petista e 5% não opinaram. No caso do atual presidente, a situação é um pouco mais ampla: 89% apoiam a abertura de processo contra o peemedebista, 7% são contrários. Caso a segunda denúncia contra Temer seja aceita, o presidente poderá ser afastado do cargo por seis meses.
Rejeição
De acordo com a pesquisa, o apoio à prisão de Lula aumenta de acordo com grau de instrução do público. Dos que cursaram ensino superior, o apoio chega a 69%, contra 37% dos que estudaram até o nível fundamental.
No nordeste, onde a popularidade do petista é mais alta, 34% são a favor de sua prisão. No sul e no sudeste, 61 e 65%, respectivamente. Em um quadro geral, no entanto, 66% acreditam que Lula não irá para a cadeia.