Câmara conta com apoio da PF na fiscalização do concurso
A segurança do processo seletivo da Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai ser reforçada pela Polícia Federal (PF). Na manhã desta segunda-feira (22), o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), entregou ao superintendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga, a relação dos candidatos inscritos no certame para a identificação de suspeitos de fraudes e vendas de gabarito em outros concursos.
O acompanhamento foi solicitado pela CMS antes do lançamento do edital da prova que vai selecionar 60 novos servidores para o Legislativo Municipal. “A gente vem fazendo ao longo do processo seletivo um trabalho preventivo, tanto na reformulação das leis para garantir a cota de 30% para negros, quanto agora junto com a PF, identificando possíveis fraudadores. Queremos realizar um concurso com a maior lisura possível para garantir que os mais preparados sejam aprovados”, afirmou Prates.
O presidente agradeceu o apoio da PF que já fiscaliza as provas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos federais. “A Polícia Federal não tinha a obrigação de acatar nosso pedido, pois não somos um órgão federal, mas o superintendente se mostrou disposto a nos apoiar neste sentido, emprestando toda a expertise para nosso processo seletivo”, ressaltou o presidente.
Em posse dos nomes dos 44.362 candidatos inscritos, a PF vai fazer o cruzamento com a lista dos fraudadores já identificados em provas anteriores. “Existem muitos tipos de fraudes. A mais comum é aquela em que pessoas se inscrevem com a intenção de fazer a prova e repassar as informações para candidatos que pagam por isso. Muitos já são conhecidos da PF. O que faremos é identificar esses nomes entre os inscritos e excluir do certame ou fiscalizar de forma incisiva no momento da prova”, explicou o superintendente Daniel Justo Madruga.
As inscrições para o concurso da CMS foram encerradas no dia 10 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 25 de fevereiro. Os salários são de R$ 2.995,44 (nível médio) e R$ 4.171,35 (nível superior), além de benefícios como auxílios educação, saúde e alimentação. São 26 vagas para nível médio e 34 para nível superior com homologação prevista para maio. Há ainda o cadastro reserva de 100 vagas. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
Cotas
Leo Prates ressaltou o ineditismo da reserva de 30% das cotas para negros. “Ampliamos a cota usual de 25% para 30% com orientação do Ministério Público e apoio da coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gehdis), promotora Lívia San’Anna Vaz, e da promotora Rita Tourinho a fim de evitar possíveis problemas”, pontuou o presidente.
Outras notícias

Salvador tem tempo chuvoso neste final de semana; veja previsão
23 de Maio de 2025

’Crime estampado na cara da sociedade’, brada vereadora Marcelle Moraes após invasão na Câmara de Salvador
23 de Maio de 2025

Confusão na Câmara tem porradaria entre PMs e Guardas Municipais
23 de Maio de 2025

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF; veja mudanças
23 de Maio de 2025

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
